India's Impact on Palm Oil Market

Impacto da Índia no mercado de óleo de palma
Image: Canva

O óleo de palma, o vegetable oil mais consumido globalmente, desempenha um papel essencial na indústria alimentícia e de cosméticos. Em 2022/23, o consumo mundial alcançou aproximadamente 78 milhões de toneladas métricas, com a Índia destacando-se como o maior importador desse produto. Segundo análise de Vipul Bhandari, Head of Desk da Hedgepoint EMEA, a Índia exerce um papel fundamental no mercado de óleo de palma, influenciando diretamente os preços e a economia global.

Os consumidores valorizam amplamente este óleo por seu elevado rendimento, já que ele produz mais óleo por hectare do que qualquer outra planta oleaginosa. Isso resulta em baixo custo e alta qualidade, tornando o óleo de palma uma escolha popular para muitas indústrias. Apesar de ser o segundo maior consumidor mundial, a Índia figura apenas como o 13º maior produtor, com uma produção de 305 mil toneladas métricas em 2023, segundo dados do USDA. O país importa mais que o dobro do volume comprado pela China, consolidando-se como um dos principais impulsionadores do mercado global.

Impacto econômico das importações de óleo de palma

Para reduzir essa dependência de importações, o governo indiano lançou a Missão Nacional de Óleos Comestíveis (NMEO), cujo objetivo é expandir a área cultivada de óleo de palma e aumentar a produção interna. A meta é cultivar 1 milhão de hectares até 2025, com um aumento da produção projetado para 1,12 milhões de toneladas. Além disso, a Índia está fortalecendo parcerias com a Malásia para ampliar a cooperação na produção de óleo de palma.

Além disso, o crescimento das importações e a crescente demanda interna na Índia têm um impacto significativo nos preços globais do óleo de palma. Pressionando os principais exportadores, como Indonésia e Malásia. Essas flutuações de preços também influenciam outros óleos vegetais, como o óleo de soja. Em resposta a essas dinâmicas, o governo indiano pode recorrer à redução de taxas de importação como forma de equilibrar os preços no mercado.

Source: Leonardo Gottems | agrolink

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

Hong Kong

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

singapore

Türkiye

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Dominican Republic

Suriname

Uruguay

Venezuela

Africa

South Africa

Angola

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Ghana

Mauricio Islands

Liberia

Morocco

Nigeria

Kenya

Senegal

Sierra Leone

Sudan

Togo

Tunisia

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Cyprus

Spain

Estonia

Finland

France

England

Ireland

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Romania

Russia

Serbia

Sweden

Switzerland

Türkiye

Ukraine

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.