Imagem: Pixabay
Em 24 de setembro, um total de 211 navios transportando produtos agrícolas havia embarcado nos portos do sul da Ucrânia, segundo a Reuters. Outros oito navios com 131.300 toneladas de produtos agrícolas deveriam deixar os portos em 25 de setembro.
Durante o período do bloqueio, os preços de grãos e alimentos dispararam em todo o mundo, pois a Ucrânia, um dos maiores produtores e exportadores de trigo e milho do mundo, não conseguiu fazer embarques por mar. Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, a Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos por mês.
{module Form RD}
Antes disso, a Ucrânia havia exportado 148.000 toneladas de grãos nos primeiros cinco dias de junho, elevando seu total de julho a junho de 2021-22 para 47,2 milhões de toneladas, informou o Ministério da Agricultura do país em 6 de junho, informou a Reuters. O ministério disse que o volume total inclui 18,578 milhões de toneladas de trigo, 22,4 milhões de toneladas de milho e 5,7 milhões de toneladas de cevada, com os embarques de milho dominando o início de junho, informou a Reuters.
A Ucrânia exportou até 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes da Rússia invadir o país em 24 de fevereiro, mas nos últimos meses os volumes caíram para cerca de 1 milhão de toneladas, provocando preocupações com a escassez global de grãos e aumentos de preços.
Por: Leonardo Gottems | Agrolink