Conhecido como “combustível ecológico”, o biodiesel é produzido a partir de fontes limpas e renováveis: óleos vegetais (de soja e algodão, por exemplo), e gordura animal. Sendo assim, ele é uma opção natural e menos poluente, uma vez que sua combustão libera índices de poluição muito inferiores em relação a combustíveis fósseis. Atualmente, o biodiesel vive seu momento de aprimoramento e destaque, mas a ideia de criar uma alternativa diferente para combustíveis comuns começou a ser pensada em meados dos anos 70.
No dia 10 de agosto de 1893, Rudolf Diesel utilizou o primeiro motor à combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, um fenômeno natural, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Para realizar o feito, o engenheiro utilizou óleo de amendoim obtido através da transesterificação.
O biodiesel é um combustível de fonte limpa e renovável que gera emprego e renda às famílias do campo através de uma agricultura auto-sustentável, potencializando a economia de muitas regiões. Dessa forma se reduz a dependência global por combustíveis derivados do petróleo, que além de poluentes são extraídos de uma matriz energética finita. Celebremos a sustentabilidade do planeta, celebremos o dia do biodiesel.
Por: Felipe Camargo | Gerente da unidade Oleochemical Products da Aboissa Commodity Brokers
{module 442}