Imagem: Adobe Stock
A Rússia disse nesta terça-feira (2) que a janela para estender o acordo de grãos do Mar Negro com a Ucrânia está diminuindo. O Kremlin tem reforçado que não pretende prorrogar a medida, caso não tenha suas exigências atendidas.
Dmitry Peskov, porta-voz russo, afirmou, mais uma vez, que os interesses do país euroasiático não estão sendo implementados. “A posição da Rússia é bem conhecida – o acordo foi prorrogado por dois meses. Os termos que dizem respeito ao setor agrícola da Rússia não estão sendo cumpridos”.
{module Form RD}
Hoje, uma fonte ucraniana disse à agência Reuters que amanhã (3) haverá uma rodada de negociação entre os países. Todavia, o país euroasiático não confirmou. De acordo com Peskov, “os contatos continuam, mas até agora não trouxeram nenhum resultado”.
Entre outras exigências, a Rússia quer que seu banco agrícola estatal, o Rosselkhozbank, seja reconectado ao sistema internacional de mensagens financeiras SWIFT e que o oleoduto de amônia Togliatti-Odessa seja reiniciado.
As sanções estabelecidas pelo Ocidente não afetaram o setor agrícola russo. Por outro lado, o Kremlin afirma que suas exportações foram atingidas, bem como outras restrições relacionadas à logística e seguros.
Fonte: Datagro