Imagem: Pixabay
As últimas informações referente a cultura da soja são animadoras para alguns estados brasileiros. De acordo com o Boletim de Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Mato Grosso, a colheita está chegando ao fim, concentrada principalmente na região Leste, e as produtividades alcançadas têm sido consideradas ótimas pelos agricultores. Em Goiás, a colheita avança em todas as regiões, com boa qualidade de grão e ótimas produtividades sendo alcançadas.
Em contrapartida, a situação não é a mesma em todos os estados. No Rio Grande do Sul, a colheita avança lentamente, pois a maioria das áreas ainda não estão em condições para a trilha. Além disso, as lavouras apresentam grande variação e as chuvas ocorridas não foram suficientes para reverter o quadro da quebra de safra.
{module Form RD}
Em Minas Gerais, a semana mais seca ajudou no avanço da colheita, enquanto no Paraná, o clima mais seco da última semana permitiu um grande avanço na colheita. Apesar de avarias nos grãos terem sido relatadas, a maioria da soja colhida apresenta boa qualidade e produtividade acima do esperado. Em Santa Catarina, a colheita avança com excelentes resultados.
No Maranhão, a colheita foi encerrada nos Gerais de Balsas e está iniciando no Centro e Leste do estado. No Piauí, boas produtividades vêm sendo alcançadas na maioria das áreas. Na Bahia, as condições climáticas foram favoráveis à colheita e às lavouras em maturação. No Pará, a colheita está perto do fim no Sul e Sudoeste.
Os produtores que já encerraram suas operações em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul estão colaborando com os mais atrasados, o que demonstra a solidariedade entre os agricultores brasileiros em momentos de dificuldade na safra.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 19 a 25 de março de 2023
Em relação à colheita da safra atual, houve um aumento importante em relação à semana anterior, alcançando 69,1% em 12 estados do país, mas ainda mais lento do que o ritmo registrado na safra anterior.
O estado com maior progresso é Mato Grosso, que já concluiu 99,2% da colheita, seguido por Mato Grosso do Sul, com 90,0%.
No entanto, alguns estados ainda apresentam um avanço abaixo do registrado na safra anterior, como Santa Catarina, que avançou apenas 10,0% na última semana, e Rio Grande do Sul, que atingiu apenas 5,0% de avanço.
Em geral, o avanço da colheita e a produtividade alcançada até o momento sinalizam uma safra positiva para a maioria dos estados, com destaque para Mato Grosso e Goiás. No entanto, o acompanhamento da safra ainda é necessário para avaliar possíveis impactos climáticos e outros fatores que podem influenciar a produção.
Fonte: Agrolink