Combustível do Futuro: Brasil avança na transição energética

Combustível do Futuro: Brasil avança na transição energética
Imagem: Canva

A Lei do Combustível do Futuro, sancionada pela Presidência da República em 8 de outubro, é considerada por especialistas uma das políticas de Estado mais avançadas no mundo, inserida no contexto da transição energética. A nova legislação fortalece a posição de destaque do Brasil na bioeconomia e na descarbonização do setor de transportes e mobilidade urbana, com potencial de atrair investimentos de R$ 260 bilhões e evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037, conforme dados do Ministério de Minas e Energia (MME).

Cerimônia de sanção e o papel da NovaBio no setor de energias renováveis

Durante a cerimônia realizada em Brasília, os executivos da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), que representa 35 usinas de cana em 11 estados do Norte e Nordeste, reforçaram o papel de liderança do Brasil na produção e uso de energias renováveis. O presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, destacou que, com a nova lei, o Combustível do Futuro alinha os interesses do setor público e privado com as demandas de desenvolvimento sustentável do país.

Além disso, Cunha ressaltou que “há uma gama de inovações tecnológicas que agora contarão com um marco regulatório estruturado para o médio e longo prazo, alavancando investimentos com maior segurança jurídica e soluções de baixa ou nenhuma emissão de carbono. “O etanol, biogás, biometano, biodiesel e combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) estão no centro dessas inovações. Além disso, o e-metanol e o hidrogênio verde (H2V) também desempenham um papel crucial nesse processo”, explicou Cunha. Ele também preside o Sindaçúcar-PE.

Por outro lado, o presidente do Conselho Deliberativo da NovaBio, Pedro Robério de Melo Nogueira, elogiou o ágil processo de tramitação da lei no Congresso Nacional:

“As votações expressivas na Câmara e no Senado refletem o grande interesse do parlamento e da sociedade no tema. Portanto, foi uma vitória para o futuro de uma indústria brasileira sustentável”, afirmou Nogueira, que também preside o Sindaçúcar-AL.

Além disso, os executivos da NovaBio elogiaram o diálogo entre o Governo Federal e o Legislativo. O Legislativo foi representado pelo deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP) e pelo senador Vespasiano Rego (MDB-PB). Da mesma forma, também destacaram o papel de lideranças do setor canavieiro, como a Bioenergia Brasil, UNICA, e a Feplana.

Por fim, empresas do setor sucroenergético, comprometidas com a nova legislação, assinaram cartas de compromisso para investir R$ 20,2 bilhões em novos negócios.

Características principais da Lei do Combustível do Futuro:

  • Etanol anidro: O percentual de etanol adicionado à gasolina será de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, o máximo é 27,5%, com mínimo de 18%.
  • Biodiesel: A mistura ao diesel fóssil será aumentada em 1 ponto percentual por ano. Saindo de 15% em março de 2025 para 20% em 2030, e chegando a 25% a partir de 2031.
  • Biogás e biometano: A partir de 2026, haverá obrigatoriedade de mistura de 1% com o gás natural, com limite máximo de 10%.
  • Combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF): A mistura começará com 1% em 2027, chegando a 10% até 2037.
  • Diesel verde: Incentivo à produção de diesel verde a partir de biomassa. A mistura mínima em relação ao diesel fóssil não poderá exceder 3%.

A nova legislação também estabelece diretrizes para captura e armazenagem de CO2, com autorização para empresas desenvolverem projetos de estocagem de carbono por 30 anos. O Brasil tem potencial para capturar 200 milhões de toneladas de CO2 por ano, considerando o nível atual de atividade econômica.

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.