Imagem: Pixabay
Agricultores também planejam plantar mais canola, milho, cevada e soja em comparação com o ano passado.
Produtores canadenses esperam a maior safra de trigo em duas décadas neste ano, informou a agência estatal Statistics Canada em um relatório divulgado nesta quarta-feira (26).
{module Form RD}
De acordo com o documento, os agricultores preveem um plantio de 23 milhões de acres do cereal neste ano, avanço de 6,2% em relação a 2022. Os principais motivos elencados são os preços favoráveis e a forte demanda pela commodity.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado elevou os preços globais do trigo, visto que os ucranianos eram um dos principais exportadores do grão até então. Apesar da significativa baixa nos últimos meses, os valores permanecem relativamente fortes do ponto de vista histórico.
O conflito no Leste Europeu é apenas um dos vários obstáculos que os fazendeiros canadenses enfrentaram no ano passado, entre eles as pressões inflacionárias em itens como fertilizantes e combustíveis, taxas de juros mais altas e as condições climáticas mais extremas na última década, incluindo uma seca severa em 2021.
O órgão também apontou que os agricultores planejam plantar mais canola, milho, cevada e soja em comparação com o ano passado, enquanto a aveia, lentilhas e ervilhas secas devem diminuir.
Fonte: Datagro