O aumento do investimento em capacidade portuária na Ucrânia nos últimos anos pode levar ao aumento da concorrência entre os terminais e reduzir os custos de transbordo, de acordo com um relatório da AgriCensus.
A capacidade anual total de manuseio de grãos da Ucrânia aumentou para pelo menos 78 milhões de toneladas, com um recorde de 69,1 milhões de toneladas de exportação em 2019, disse o relatório de 8 de dezembro.
No entanto, o clima quente e seco em 2020 reduziu os rendimentos e as perspectivas de produção, reduzindo o excedente de exportação do país em cerca de 14 milhões de toneladas. Isso pode resultar na redução dos custos de elevação dos terminais para mantê-los em operação.
“Se você tem seu próprio terminal, prefere vender os custos de elevação por US $ 5- $ 7 / tonelada do que deixá- lo inativo, já que há mais terminais disponíveis quando a safra cai”, disse um trader à AgriCensu s.
Os custos de elevação refletiram o preço de construção de cargas do mercado doméstico de milho em volumes de exportação para portos gratuitos (FOB) e foram normalmente em torno de US $ 10-11 / tonelada.
{module Form RD}
A maioria dos maiores exportadores da Ucrânia tinha seus próprios terminais, incluindo Nibulon, Kernel, Glencore, Cargill, Louis Dreyfus e Cofco, mas normalmente operariam seus terminais com capacidade máxima, escreveu a AgriCensu .
Terminais não alinhados a traders específicos foram os que precisaram cortar custos para atrair mais volumes e manter seu terminal operando.
“Haverá potencialmente uma maior competição e redução de custos em março, ou talvez até em fevereiro … [já que] há falta de cargas e mais terminais”, disse Andrey Sokolov, diretor de uma revista marítima ucraniana.
Em 2017/18, quando a safra da Ucrânia sofreu um forte corte, os terminais foram forçados a reduzir os custos de cerca de US $ 12 / t para cerca de US $ 7,50 / t para terminais separados, acrescentou.