Um ataque com míssil russo danificou um navio civil com bandeira de São Cristóvão e Névis, carregado com milho, no porto ucraniano de Pivdennyi, em 6 de outubro, informou o Ministério da Restauração da Ucrânia nesta segunda-feira.
De acordo com o comunicado publicado no Facebook pelo ministério, os 15 tripulantes do navio, cidadãos do Egito e da Síria, não ficaram feridos. “Felizmente, nenhum dos 15 tripulantes ficou ferido. No total, o navio estava carregado com cerca de 6.000 toneladas de milho ucraniano. Esta é uma carga completamente civil”, afirmou o ministério.
Este foi o 20º navio civil danificado por ataques russos, de acordo com o ministério. “Isso nada mais é do que tentativas da Rússia de influenciar a operação bem-sucedida do corredor alimentar marítimo ucraniano e colocar em risco a segurança alimentar global”, declarou o vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba.
Moscou nega repetidamente ter atacado alvos civis, mas ataques a portos ucranianos têm sido frequentes desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Em setembro, dois incidentes semelhantes ocorreram. No início do mês, um míssil russo atingiu o navio graneleiro Aya, também com bandeira de São Cristóvão e Névis, no Mar Negro. Mais tarde, outro míssil russo danificou um porta-aviões com bandeira de Antígua em Odesa.
Fonte: Yuliia Dysa | Notícias Agrícolas