As taxas de frete marítimo para o transporte de cereais a partir do Golfo dos EUA e do Noroeste do Pacífico diminuíram no terceiro trimestre em comparação com o trimestre anterior e o ano anterior, de acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado pela World Grain.
Comparando com a média dos quatro anos anteriores, as taxas para as rotas do Golfo e do Noroeste do Pacífico para o Japão diminuíram, enquanto as taxas para as rotas do Golfo dos EUA para a Europa aumentaram, segundo o Relatório de Transporte de Grãos de 26 de outubro do USDA.
Impacto das condições meteorológicas, corredor de cereais do Mar Negro e economia chinesa
O USDA relatou volatilidade nas taxas de frete marítimo. Isso ocorreu trimestral e anualmente. As razões incluem condições meteorológicas extremas, o fechamento do corredor de cereais do Mar Negro na Ucrânia e preocupações com a recuperação econômica da China.
No terceiro trimestre, as taxas de frete marítimo médias para o transporte de grãos a granel do Golfo para o Japão foram de US$ 50,76 por tonelada. Isso representou uma queda de 2% em relação ao trimestre anterior. Além disso, houve uma diminuição de 22% em relação ao ano anterior. Houve também uma queda de 15% em relação à média dos quatro anos anteriores.
No Noroeste do Pacífico para o Japão, as tarifas médias no terceiro trimestre foram de US$ 27,43 por tonelada. Isso marcou uma queda de 3% em comparação ao trimestre anterior e uma diminuição de 28% em relação ao ano anterior. As tarifas caíram 18% em relação à média dos quatro anos anteriores.
As tarifas do Golfo para a Europa no terceiro trimestre foram de US$ 25,87 por tonelada. Isso marcou uma queda de 8% em relação ao trimestre anterior. Além disso, houve uma redução de 19% em relação ao ano anterior. No entanto, em comparação com a média dos quatro anos anteriores, as taxas aumentaram 4%.
Impactos do imposto sobre carbono e demanda por navios
As taxas atuais, embora abaixo dos picos anuais atingidos na semana encerrada em 21 de setembro, são consideradas fortes em comparação com a maior parte do terceiro trimestre. O USDA observou que as taxas caíram nas duas semanas anteriores ao relatório.
O USDA mencionou que importações de milho brasileiro a preços competitivos, bem como grandes quantidades de milho ucraniano que começaram a ser embarcadas em outubro, estão impulsionando a demanda por navios Panamax.
A World Grain informou que, a partir de 1º de janeiro de 2024, o Espaço Econômico Europeu (União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega), cobrará um imposto sobre carbono em todas as escalas portuárias. Pesquisas indicaram que um imposto sobre o carbono poderia aumentar os custos de transporte, elevando as taxas de frete ou aumentando os tempos de trânsito, segundo o USDA.
Além disso, o início da temporada de colheita na América do Norte pode aumentar a demanda por navios e elevar as tarifas. O USDA afirmou que “o mercado permanece hesitante devido à lenta recuperação da economia global, marcada pela alta inflação”. Além disso, apontou que “o mercado de granéis sólidos ainda possui uma oferta abundante de navios”, o que pode levar a uma redução das taxas.
Fonte: Oils & Fats International