Os aumentos de preços dos biocombustíveis introduzidos pelo governo argentino podem ajudar na recuperação do setor de biodiesel no país, relata a UkrAgroConsult .
Uma resolução do departamento de energia em 2 de janeiro aumentou os preços do biodiesel em 59,3%, para 77.300 pesos (US $ 900) / tonelada em janeiro, com aumentos de preços mensais para 92.558 pesos (US $ 1.078) / tonelada em maio.
Gabriel Matarazzo, secretário-geral da federação sindical de petróleo, gás e biocombustíveis FASiPeGyBio, disse ao BNamericas que a maioria das fábricas de biodiesel nas províncias de Buenos Aires e Santa Fé foram fechadas ou operando em nível mínimo.
A resolução do governo foi “uma luz no fim do túnel”, disse ele.
{module Form RD}
UkrAgroConsult escreveu que o governo já havia aumentado os preços do biodiesel para 48.533 pesos (US $ 575) / tonelada em outubro, mas a mudança não cobriu os custos operacionais.
Matarazzo disse que as empresas só poderão começar a funcionar normalmente a partir de fevereiro e estimou um setor totalmente operacional em abril ou maio.
Como resultado, o mandato de mistura de 10% de biodiesel seria reduzido para 5% em janeiro, 6,7% em fevereiro e 8,4% em março.
O setor ainda temia que a desvalorização do peso e o aumento dos preços da soja, que eram pagos em dólares americanos, pudessem neutralizar os efeitos da resolução, escreveu UkrAgroConsult .
De acordo com uma pesquisa do banco central, o peso perderia 41,3% de seu valor em relação ao dólar norte-americano, chegando a 126,50 no final de 2021.
Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.