Níveis de água acima da média no Rio Reno têm causado problemas no transporte para algumas empresas de esmagamento europeias, conforme relatado pelo AgriCensus.
No gargalo de Kaub, os níveis de água foram registrados em 521 cm, significativamente mais elevados do que a média, causando problemas logísticos, conforme apontado no relatório de 21 de novembro.
“Barcaças estão encontrando dificuldades para atracar, pois os berços estão cobertos de água”, informou uma fonte ao AgriCensus, acrescentando que algumas embarcações estavam enfrentando dificuldades para passar por baixo das pontes devido aos níveis elevados de água.
Em 20 de novembro, registros indicaram níveis de água de 760 cm em Maxau, no Alto Reno, impedindo o transporte marítimo na região, conforme destacado no relatório.
Preocupações variadas no setor de britagem alemão devido às restrições de navegação no Rio Reno
Segundo o documento, as opiniões do setor variavam quanto ao impacto que isso poderia ter no setor de britagem, que, como muitos setores alemães, utiliza o Reno para transportar mercadorias de e para as fábricas.
“Observamos problemas, mas ainda não graves, mais como atrasos”, afirmou uma fonte.
“Para a nossa cadeia de comércio, caminhões e trens também transportam uma grande quantidade, portanto, não depende totalmente de barcaças, mas, obviamente, isso é uma preocupação.”
Outras fontes não estavam tão preocupadas. Uma delas informou ao AgriCensus que “não antecipa grandes problemas para a moagem alemã”. Isso se deve ao fato de que a maior parte do setor de moagem alemão está localizada mais ao norte, ao longo do rio Reno.
Previsão de condições mais secas e níveis baixos de água Impactam a navegação fluvial
O meteorologista local do Wetterdienst previu condições mais secas para a semana do relatório. Novembro foi úmido, com algumas regiões recebendo o dobro da média de chuvas.
Na época do relatório, o ELWIS previa níveis de água mais baixos até 23 de novembro. Em Kaub, os níveis deveriam variar de 472 cm a 508 cm.
Nos últimos anos, os níveis baixos de água impactaram a logística no Reno. No verão seco passado, isso causou transtornos significativos. Navios carregados corriam o risco de raspar o fundo ou encalhar, conforme o AgriCensus relatou.
Fonte: Oils & Fats International