A bolsa global de commodities ACX lançou uma plataforma de negociação física de biocombustíveis em Abu Dhabi. Parte do Grupo ACX, a plataforma de negociação física ACXBiofuels da empresa abrangerá a negociação de ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME), ésteres metílicos de colza (RME), ésteres metílicos de óleo de cozinha usado (UCOME), óleo vegetal hidrotratado (HVO), ésteres metílicos de óleo de palma (PME) e combustível de aviação sustentável (SAG), conforme anunciado pela ACX em 28 de novembro.
A empresa informou que também estava introduzindo um contrato global para as principais matérias-primas, incluindo óleo de cozinha usado (UCO) e efluente de fábrica de óleo de palma (POME).
William Pazos, cofundador e co-CEO da empresa, prevê que a linha de biocombustíveis da empresa promova transparência global nos preços. Todos os participantes na ACX serão certificados pelo programa ISCC, fortalecendo a conscientização.
Henri-Jean Bardon, diretor da Plataforma de Biocombustíveis da ACX, destacou que alinhou todos os contratos aos contratos físicos habituais amplamente negociados no mercado.
“Bardon acrescentou que ajustará alguns dos contratos, especialmente o FOB Northwest Europe, aos produtos existentes negociados em janelas, permitindo uma arbitragem natural.”
Fonte: Oils & Fats International