Imagem: Pixabay
O contrato de julho do óleo de palma na Bolsa de Derivativos da Malásia (MDEX) terminou a sessão desta terça-feira (13) em forte alta de 12,75 pontos e 1,74%, a US$ 746,50/tonelada; o de agosto disparou 14,50 pontos e 2,00%, a US$ 740,00/tonelada.
O secretário de Assuntos Humanitários da ONU, Martin Griffiths, afirmou que o Rompimento da barragem de Kakhovka terá fortes consequências para o setor agrícola. “É quase inevitável que enfrentaremos enormes problemas na colheita e no plantio da próxima safra. E o que veremos é um impacto significativo na segurança alimentar global”, disse em entrevista à BBC.
{module Form RD}
Contudo os ganhos foram limitados pela informação do Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB) de que os estoques da Malásia avançaram 12.63% no último mês, para 1,69 milhão de toneladas.
O diretor-executivo da United Plantations Berhad, Datuk Carl Bek-Nielsen, afirmou que a produção de óleo de palma na Malásia tem se mantido estagnada nos últimos 25 anos, enquanto outras culturas oleaginosas mostraram melhorias incrementais. O executivo aponta que é crucial que a indústria priorize a adoção de práticas sustentáveis para se manter resiliente e competitiva.
Fonte: Datagro