Imagem: Adobe Stock
A Rússia anunciou nesta quinta-feira que não haverá extensão do acordo de grãos do Mar Negro negociado pela ONU além de 18 de maio, a menos que o Ocidente remova uma série de obstáculos à exportação de grãos e fertilizantes russos.
“Sem progresso na solução de cinco problemas sistêmicos… não há necessidade de falar sobre a extensão da iniciativa do Mar Negro após 18 de maio”, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
{module Form RD}
A Rússia também culpou a Ucrânia e as Nações Unidas por um acúmulo de inspeções de navios que exportam grãos dos portos do Mar Negro sob o acordo.
A Rússia disse repetidamente que os principais obstáculos às suas exportações precisam ser removidos, incluindo a reconexão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema de pagamento SWIFT.
Outras demandas incluem a retomada do fornecimento de máquinas e peças agrícolas, o fim das restrições a seguros e resseguros, o acesso a portos, a retomada do duto de amônia Togliatti-Odesa e o desbloqueio de ativos e contas de empresas russas envolvidas em alimentos e exportação de fertilizantes.
Fonte: Guy Faulconbridge | Notícias Agrícolas