Imagem: Pixabay
Tratativa foi prorrogada por mais 60 dias no sábado (18).
Após a extensão do acordo de grãos entre Rússia e Ucrânia por mais 60 dias no último sábado (18), seis navios cargueiros entraram nos portos de Odessa no domingo (19).
{module Form RD}
A tratativa, mediada pela Turquia e Organização das Nações Unidas (ONU), frustrou o lado ucraniano, que esperava uma renovação de mais 120 dias. Ainda assim, o ministro da Agricultura do país, Mykola Solskyi, afirmou que a prorrogação fortalece a segurança alimentar global.
“É uma oportunidade de alimentar centenas de milhões de pessoas que dependem da Ucrânia. Agradeço a todos os parceiros internacionais, amigos da Ucrânia, que em todas as reuniões enfatizaram a importância de ampliar a exportação acordo e assim nos apoiar”, ressaltou.
Em sua conta no Twitter, o ministro ucraniano da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, agradeceu aos mediadores e pontuou que “devido aos nossos esforços conjuntos, 25 milhões de toneladas de grãos foram entregues aos mercados mundiais” – desde o início da proposta.
Informações da APK-Inform mostram que três navios, com 154 mil toneladas de produtos agrícolas, deixaram os portos de Grande Odessa, com destino à Ásia e à Europa nesta segunda-feira (20).
Fonte: Datagro