Imagem: Pixabay
O presidente russo Vladimir Putin prometeu a seu colega brasileiro Jair Bolsonaro que a Rússia “está empenhada” em manter sua entrega de fertilizantes tão necessários ao país sul-americano, escreveu The Daily Star.
Falando no Brasil, Bolsonaro foi citado como tendo dito que os dois líderes haviam discutido “segurança alimentar” e “insegurança energética” em sua conversa telefônica de 27 de junho, sem dar mais detalhes.
Em uma declaração separada, o Kremlin foi citado como tendo dito no relatório de 29 de junho que Putin havia “enfatizado que a Rússia está empenhada em cumprir suas obrigações de garantir a entrega ininterrupta de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros”.
{module Form RD}
Segundo a UkrAgroConsult, a Rússia fornece 25% das importações de fertilizantes do Brasil juntamente com grandes quantidades da Bielorrússia.
No entanto, as sanções impostas à Rússia e o fechamento dos portos ucranianos haviam gerado preocupações no Brasil – o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes responsável por 8% do consumo global, informou a DT Next em 28 de junho.
A Rússia é um dos 15 maiores parceiros comerciais do Brasil com comércio bilateral em 2021 totalizando US$ 7,3 bilhões no ano passado, de acordo com o relatório.
O Brasil é um dos principais produtores mundiais de soja, cana-de-açúcar, milho, mandioca e outros produtos agrícolas.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator