Imagem: Pixabay
O presidente americano Joe Biden disse que seriam construídos silos temporários de grãos ao longo das fronteiras ocidentais da Ucrânia para ajudar o país, que foi invadido pela Rússia no final de fevereiro, a exportar mais grãos, informou o World Grain em 15 de junho.
Falando em uma convenção da União Filadélfia em 14 de junho, Biden disse que os EUA planejam “trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros europeus para colocar 20 milhões de toneladas de grãos trancados na Ucrânia no mercado para ajudar a reduzir os preços dos alimentos”. Não pode atravessar o Mar Negro porque vai ser expulso da água”.
Os comentários de Biden foram feitos contra um pano de fundo de um bloqueio russo dos portos ucranianos que inclui a colocação de minas marítimas, escreveu World Grain, e com grande parte da colheita antiga permanecendo em armazenamento, as autoridades ucranianas disseram que estão ficando sem armazenamento para a nova colheita de grãos.
{module Form RD}
Embora os silos temporários de grãos na fronteira ocidental do país fossem bem-vindos, a quantidade de grãos que poderia ser transportada por ferrovia para a Europa Ocidental era muito menor do que a capacidade de embarque de grãos dos portos, disse o relatório.
A movimentação de grãos por ferrovia e caminhão é problemática devido à limitada capacidade de transporte por caminhões e à necessidade de reconfigurar os vagões na fronteira para caber em uma bitola mais estreita usada em outros países.
Em uma entrevista ao World Grain, Sergey Bratchuk, porta-voz da administração militar do Mar Negro, disse que a Ucrânia precisava da ajuda de seus aliados para acabar com o domínio da Rússia sobre o Mar Negro.
“O desbloqueio do porto de Odessa é o mais importante para revigorar as exportações”, disse Bratchuk.
Os portos da Ucrânia foram parcialmente danificados ou destruídos, disse Bratchuk, mas aqueles que estavam em condições parciais de funcionamento ainda não puderam ser utilizados devido ao bloqueio. Um dos maiores terminais de grãos do país, Nika-Tera, em Mykolaiv, que tinha capacidade para armazenar até 500.000 toneladas de grãos de cada vez, também tinha sido destruído recentemente, acrescentou ele.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo, milho, óleo de girassol e fertilizantes. Desde o início do bloqueio, os preços globais dos alimentos, que já estavam subindo antes da invasão, haviam subido a níveis quase recordes, escreveu World Grain.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator