Imagem: Pixabay
O congestionamento dos portos na China e os custos mais altos do combustível levaram a um aumento nas taxas de frete para commodities a granel, informou o AgriCensus em 22 de setembro.
As taxas na maioria das rotas monitoradas pelo AgriCensus aumentaram pela segunda semana consecutiva.
O congestionamento nos portos chineses continuou sendo um fator chave que afeta os mercados globais de frete, com grandes estoques portuários criando gargalos e filas de navios, de acordo com o relatório.
“O aumento nos fretes ainda é devido aos congestionamentos nos portos, já que os altos estoques nos portos chineses continuaram subindo ao longo da semana”, disse um trader de frete chinês ao AgriCensus.
Os efeitos posteriores do tufão Chanthu que atingiu a costa chinesa em 13 de setembro ainda estavam afetando a logística nos portos locais, disse o relatório.
“Após o tufão, o congestionamento voltou na China em todos os quatro setores de navios; Capesize, Panamax, Supramax e Handymax ”, disse outro trader de frete.
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O congestionamento também aumentou devido aos recentes surtos de COVID-19, de acordo com fontes do comércio, com o aumento das medidas de quarentena causando mais atrasos.
A cidade portuária de Putian, por exemplo, estava bloqueada desde 10 de setembro devido a um dos surtos mais graves da Covid relatados recentemente na China, disse o AgriCensus .
“As operações portuárias provavelmente foram afetadas pelo recente surto da Covid nos portos de Putian”, disse um trader chinês.
Enquanto isso, os custos de frete também foram afetados pelo aumento dos preços dos combustíveis, de acordo com o relatório.
Os custos de frete para a maioria das rotas aumentaram ligeiramente durante o período monitorado pelo AgriCensus, com as taxas Panamax entre os portos do Noroeste do Pacífico dos EUA e a China agora em US$ 44,56/tonelada e aquelas para embarques do sudeste do Brasil para a China aumentando para US$ 66,62/tonelada.
As tarifas Panamax dos portos dos EUA no Golfo para a China permaneceram estáveis em US$ 81,18/t, conforme as operações foram progressivamente retomadas após interrupções relacionadas ao furacão Ida, de acordo com o relatório.
As cargas que cruzam o Atlântico das Américas para a Europa aumentaram em comparação com a semana anterior com as rotas Panamax do Brasil e do Golfo dos EUA para a Holanda avaliadas em US$ 22,37/tonelada e US$ 32,10/tonelada, respectivamente, disse o AgriCensus .
Na região do Mar Negro, as taxas de frete Panamax para cargas com destino à China aumentaram para US $ 65,18 / t, enquanto os navios que cruzam o Mediterrâneo para o Norte da África ficaram em US$ 35,00/t, já que a demanda do norte da África foi robusta, de acordo com o relatório.
Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.
Fonte: Oils & Fats Internacional (OFI)