Goiás lidera produção de girassol


Imagem: Pixabay


Produtores goianos têm apostado no girassol como cultura de segunda safra para a temporada 2020/2021. A expectativa é de que o Estado se consolide como primeiro lugar no ranking nacional do grão, com a produção de 33,8 mil toneladas, o que representa um aumento de 2,7% em relação à safra anterior. Os dados são do 7º levantamento da safra 2020/2021, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (08/04).

{module Form RD}

O aumento é explicado em partes pelo crescimento da área plantada, que deve chegar a 20 mil hectares (aumento de 2%), e da produtividade, que é estimada em 1,7 toneladas por hectare (aumento de 0,5%). Segundo a Conab, o plantio no Estado já se encontra concluído e as cultivares utilizadas são bastante eficientes na emissão de raízes quando em condições adversas de clima. A colheita segue prevista para o final de junho e início de julho.

Na avaliação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a posição de líder na produção nacional, que é estimada para Goiás, contribui em diversas frentes para a economia do Estado. “Nossos produtores têm uma indústria ativa no Estado que compra essa produção para a fabricação de óleo, sobretudo no Sul do Estado, e isso aquece a demanda pelo cultivo, se tornando uma boa alternativa para a segunda safra que foi recentemente plantada”, avalia.

Para o secretário, essas condições de cenário favorável no Estado de Goiás contribuem para a geração de emprego no campo e na cidade, sobretudo na indústria. “Gera riqueza e sustento a diversas famílias. Por isso essa diversificação é muito importante. Temos excelentes números na produção de soja e milho, que são carros-chefes da economia, mas é interessante notar esse investimento em outras culturas pois alavanca o crescimento de outras atividades por todo o Estado.”

Segundo dados da última pesquisa a nível municipal, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os maiores produtores de girassol no Estado são os municípios de Piracanjuba, Vianópolis e Caldas Novas.

No país a produção deve atingir 50,4 milhões de toneladas, um recuo de 32%. A área plantada total é de 30,9 mil hectares. Além de Goiás o girassol é produzido somente em Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.