A greve de caminhoneiros argentinos independentes está interrompendo as atividades nos principais portos de Bahia Blanca e Necochea, na costa atlântica do país, informou o AgriCensus a partir de dados de uma importante empresa de logística.
A greve também afetou os carregamentos de grãos em vários portos no hub Up River em Rosário, de acordo com o AgriCensus .
Não houve desembarque de caminhões em Bahia Blanca ou Necochea nos dias 21 ou 22 de janeiro, segundo a empresa de logística Williams Entregas, enquanto apenas 544 caminhões chegaram à região de Rosário no dia 21 de janeiro, aumentando para 1.143 no dia seguinte.
Um total de 1.322 caminhões carregados com grãos chegaram aos portos em todo o país em 22 de janeiro, informou a empresa. Isso em comparação com um total de 6.442 na semana anterior.
O protesto está sendo realizado por membros do Transportistas Unidos de la Argentina (sindicato TUDA), que reúne cerca de 2.000 proprietários de caminhões e motoristas independentes.
{module Form RD}
As operações logísticas no país enfrentaram interrupções devido à greve indefinida dos caminhoneiros independentes, juntamente com uma série de outras ações industriais recentes.
Uma greve de 20 dias por causa dos salários dos dois sindicatos de esmagadores de oleaginosas da Argentina terminou em 29 de dezembro de 2020, quando os sindicatos de trabalhadores de oleaginosas assinaram um acordo com as esmagadoras do país.
Na última greve, os membros da TUDA estão exigindo tarifas de frete mais altas, melhorias na infraestrutura das estradas nacionais e maior segurança para os motoristas, de acordo com o AgriCensus . A ação incluiu o bloqueio parcial da rodovia Buenos Aires-Rosário e outras rotas estratégicas.
O governo da província de Santa Fé anunciou que estava preparado para usar a intervenção policial para expulsar bloqueios de estradas, enquanto as principais câmaras de grãos e comércio do país também emitiram uma declaração conjunta exigindo a intervenção do governo nacional, informou o AgriCensus .
Uma fonte da câmara de esmagamento e exportação da Argentina CIARA-CEC teria confirmado que a atividade nos portos locais de grãos foi severamente afetada pela greve e pediu uma intervenção governamental urgente.
Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.