A estatal brasileira de petróleo Petrobras diz que está pronta para produzir diesel renovável de soja ou outros óleos comestíveis em escala comercial assim que obtiver a aprovação regulatória, informou a Reuters em 1º de agosto.
A empresa expandirá seus investimentos no setor após a aprovação do regulador de petróleo do Brasil ANP Petrobras, disse a diretora de refino da empresa, Anelise Lara.
A Petrobras refinou 2 milhões de litros de óleo de soja em uma de suas refinarias ao sul, resultando em 40 milhões de litros de diesel renovável, informou a Reuters .
“Confirmamos a viabilidade técnica da tecnologia”, disse Lara.
{module 442}
A iniciativa faz parte da estratégia climática da Petrobras, que inclui a meta de reduzir em 16% a intensidade de carbono no segmento de refino nos próximos cinco anos.
A soja era atualmente a matéria-prima para mais de 70% do biodiesel produzido no Brasil e a introdução de um novo tipo de combustível que poderia afetar a demanda de soja era controversa no setor, disse a Reuters .
O diesel renovável não continha contaminantes, ao contrário do biodiesel, de acordo com Lara. No entanto, o grupo industrial Abiove, que representa os produtores de biocombustíveis, discordou dizendo que o biodiesel não continha mais contaminantes.
Os dois produtos tinham composições diferentes, incluindo porcentagens de óleo de soja, disse a Reuters .
Fonte: OFI Magazine
LEIA TAMBÉM:
{module 441}