A resposta dos EUA ao surto de Covid-19 pode ver a demanda por gasolina misturada cair em até 20%, provocando uma enorme redução na demanda por etanol e reduzindo a demanda por milhares de toneladas de milho, disseram fontes do mercado ao Agricensus na sexta-feira.
Os biocombustíveis são obrigados a serem misturados ao suprimento de combustível de estrada, com o etanol contribuindo com até 10% do mix, com a queda na demanda já provocando relatos de que alguns locais de produção pararam de licitar milho.
“O mundo do etanol está dominando as manchetes da demanda de milho agora – quando as usinas de etanol não oferecem licitação para o milho, isso assusta algumas pessoas”, disse uma fonte do mercado.
“Acho que a demanda de gasolina nos EUA é de 400 milhões de galões / dia – vi estimativas dizerem que estamos em queda de 50%”, disse a fonte, enquanto lojas, escolas e empresas fecham em meio a tentativas de impedir a propagação do vírus .
“O grande declínio nos preços da energia está afetando o setor de etanol dos EUA. Levará algum tempo para entender quanto a indústria do etanol será afetada ”, disse Terry Reilly, da Futures International, ao Agricensus.
Os preços do petróleo, das ações e das commodities caíram nas últimas sessões, à medida que os investidores antecipam uma enorme queda na demanda e uma forte desaceleração da atividade econômica.
“Alguns traders de energia agora estão falando sobre (demanda de gasolina) uma queda de 10 a 20% nos próximos meses para os EUA. Esse é um grande declínio para a demanda convencional dos EUA “, disse Reilly.
De acordo com a US Energy Information Administration, os EUA consomem, em média, 389,63 milhões de galões de gasolina acabada todos os dias – com o atual Renewable Fuel Standard (RFS) exigindo que 10% do combustível seja retirado de combustíveis sustentáveis.
Uma queda na demanda entre 10 e 20% pode resultar em uma perda de demanda de etanol de cerca de 5,9 milhões de galões por dia – o que equivale conservadoramente a uma perda de cerca de 50.000 toneladas de demanda de milho por dia.
Se estendido por mais de dois meses, isso poderia atingir 3 milhões de toneladas de destruição da demanda por milho e 354 milhões de galões de etanol.
“Nosso economista-chefe analisou os dados mensais de consumo de gasolina de pico a vale desde a primeira Guerra do Golfo, 9/11 e a Grande Recessão (2008), e houve dois rebaixamentos de cerca de 20% e um de 13%”. Ken Colombini, da Associação de Combustíveis Renováveis dos EUA, disse ao Agricensus.
Um declínio de 50% na demanda de gasolina parece “altamente improvável”, mas Colombini disse que o grupo de lobby do setor está “ciente da possibilidade de um impacto futuro significativo no consumo de gasolina”.
Etanol
Sob o RFS, é necessário misturar 15 bilhões de galões de etanol no suprimento de combustível dos EUA.
Atualmente, o USDA prevê uma produção de milho de 347,8 milhões de toneladas nos EUA na campanha de 2019/20, com 137,8 milhões de toneladas – 40% – previstas para a produção de etanol.
Cerca de 70 milhões de toneladas já foram consumidas pelos produtores, sendo que qualquer grande desaceleração da demanda provavelmente prejudicaria gravemente essa perspectiva à medida que o setor entra na segunda metade da campanha de comercialização.
Isso canalizaria mais milho para acabar com estoques e exportações, pesando sobre os preços globais do milho.
Mas existem questões maiores para a saúde do setor de etanol dos EUA, depois que os produtores americanos aumentaram a produção com margens em recuperação, impulsionados pela assinatura do acordo comercial EUA-China Fase Um e esperanças de novas oportunidades de exportação.
Os dados diários de produção do EIA mostram que as taxas de etanol desde 1º de janeiro são 4% maiores que no mesmo período de 2019, com margens quase no mesmo nível.
No entanto, os estoques de etanol acabado atingiram níveis recordes em quase 25 milhões de barris – um aumento de quase 3% em relação ao mesmo período de 2019.
Fonte: Agricensus