Preços do óleo de palma caem à medida que crescem os temores sobre o coronavírus

Os preços do óleo de palma na Malásia registraram perdas acentuadas, pois as preocupações aumentaram com a queda da demanda chinesa devido à disseminação do novo coronavírus (nCoV), de acordo com o ICIS .

Em 28 de janeiro, primeiro dia de negociações após o fim do ano novo lunar, os preços do óleo de palma (CPO) fecharam em US $ 661,12 / tonelada e o óleo de palmiste (PKO) em US $ 809,73 / tonelada, queda de 9,88% e 11,59%, respectivamente , Escreveu o ICIS .

“A disseminação do coronavírus levou a um bloqueio das cidades na China e a restrições de horário e viagens, o que provavelmente levaria a um menor uso de óleos comestíveis na indústria de alimentos e a uma desaceleração da atividade econômica da Ásia”.

No entanto, o Conselho de Administração do Óleo de Palma da Malásia (MPOB) disse em 4 de fevereiro que, embora o surto reduzisse o consumo de óleo comestível em restaurantes, isso seria compensado pela maior demanda por alimentos embalados, como macarrão instantâneo.

“O macarrão instantâneo usa muito óleo de palma”, disse a Reuters Ahmad Parveez Ghulam Kadir, diretor geral da MPOB. “Como as pessoas ficam em casa para reduzir sua exposição ao vírus, elas comem mais em casa e isso definitivamente aumentará a demanda por macarrão instantâneo.

“Embora haja problemas com a exportação, a demanda por óleo de palma (na China) sempre permanecerá”, acrescentou.

A China é o segundo maior cliente da Malásia em óleo de palma, depois da Índia, comprando 2,5 milhões de toneladas no ano passado, informou a Reuters .

Enquanto isso, a Associação Indonésia de Óleo de Palma GAPKI disse que o surto de nCoV provavelmente dificultará as exportações de óleo de palma da Indonésia.

“Espero que o surto de coronavírus não dure muito tempo, pois todas as atividades de exportação para a China foram interrompidas temporariamente”, disse o diretor executivo da Gapki, Mukti Sardjono, ao jornal J akarta Globe em 4 de fevereiro.

O maior produtor mundial de óleo de palma exportou cerca de 6 milhões de toneladas de CPO e PKO para a China, seu maior mercado para esses produtos, escreveu o Jakarta Globe .

Segundo a Worldeters , o número total de casos de nCoV em todo o mundo em 6 de fevereiro era de 28.349, com 565 mortes e 1.387 recuperações. Na China, o número total de casos foi de 28.085, com 563 mortes e 1.365 recuperações. Foram registrados casos em 27 outros países e 1 óbito em Hong Kong e um nas Filipinas.

BBC disse que havia restrições estritas na saída de Wuhan, o centro do surto, e o bloqueio também foi estendido a outras partes da província de Hubei, impedindo viagens relacionadas a negócios, bem como o movimento de mercadorias e trabalhadores. Isso impactou restaurantes, cinemas, provedores de transporte, hotéis e lojas. Varejistas internacionais, como a rede de cafeterias Starbucks e o vendedor de móveis IKEA, fecharam suas operações na China.

A China também foi um participante importante nas cadeias de suprimentos internacionais, fornecendo peças para a indústria automobilística global, setor de eletrônicos e telefones celulares e computadores. A montadora Hyundai, por exemplo, disse que suspendeu a produção em suas fábricas na Coréia do Sul por causa de uma interrupção no fornecimento de peças.

Enquanto isso, companhias de navegação como Maersk, MSC Mediterranean Shipping, Hapag-Lloyd e CMA-CGM estavam reduzindo o número de navios que ligavam a China e Hong Kong ao Canadá, Índia, EUA e África Ocidental, escreveu a CNN Business em 6 de fevereiro. As empresas disseram que mudanças para fábricas chinesas ociosas reduziram a demanda por navios.

A associação marítima internacional BIMCO também relatou uma demanda limitada ou inexistente de compradores chineses de commodities marítimas, como carvão, petróleo bruto e minério de ferro.

Os mercados de ações na China também tiveram sua maior queda diária em cinco anos em 3 de fevereiro em 8%, informou o Guardian . Após apenas alguns minutos de negociação, uma série de commodities negociadas na China caiu no máximo permitido em um dia, incluindo minério de ferro, petróleo bruto de níquel, óleo de palma e ovos

Fonte: OFI Magazine

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.