Sabe-se que no mundo dos negócios é imprescindível ser ágil nas tomadas de decisões. É exatamente neste ponto que pode estar a ténue linha entre o lucro e o prejuízo. Deter informações de mercado, portanto, torno-se cada vez mais imprescindível. Neste aspecto, nos deparamos com o importante trabalho das corretoras, que especialmente no setor de matérias-primas de origem animal, têm forte atuação. Fundada em 1987 por Munir Aboissa, a empresa Aboissa funciona desde sua fundação no mesmo edifício, na região central de São Paulo, no Largo do Arouche. Com aproximadamente 60 colaboradores, a empresa trabalha com equipes especializadas por segmento de produto. Para o setor de graxaria, por exemplo, há a unidade Animal Profat, responsável por todo o mercado de proteína e gordura animal, oferecendo atendimento personalizado. Em seu portfólio há mais de 160 produtos. entre óleos, farelos, proteínas, gorduras e grãos de origem vegetal e animal. Recentemente incluiu no mix os ingredientes naturais como vegetais desidratados. condimentos e especiarias.
Ao longo dos anos, Munir Aboissa – presente no mercado de óleos e gorduras desde 1979 quando ingressou no empresa do pai, a De Smel, especializada no desenvolvimento de plantas para extração e processamento de óleos e gorduras – seguiu investindo em melhorias sempre com o objetivo de levar ao mercado o melhor serviço possível. Os avanços em infraestrutura e o aumento da equipe não só em quantidade, mas também em qualidade, segundo Munir, permitiu à sua empresa se destacar no mercado. sendo pioneira em muitos negócios, principalmente no que diz respeito às importações e exportações.
FOTO: Munir Aboissa (CEO – Aboissa Commodity Brokers)
No ano passado, quando a empresa celebrou 30 anos, houve também uma série de investimentos e mudanças. que incluíram desde a renovação na comunicação visual, ajustes em sua missão. visão e valores, além de criar mais de 30 novos processos. Em 2018 os investimentos continuam. Só no primeiro trimestre já ampliou a equipe em 17% e comprou um novo sistema (ERP, CRM e BI) que proporcionará ganho de produtividade e dará suporte para o novo momento da empresa. visando o crescimento sustentável e o mercado internacional. ‘”Com mais de 30 anos de atuação, temos conhecimento, experiência, um networking relevante e estamos constantemente conectados às informações do mercado, inclusive somos colaboradores para a agência de noticias Reuters. O nosso trabalho com os clientes tem início com o identificação da demando e a oferta, quando desenhamos a melhor operação para que o negócio se concretize. Há também um monitoramento sob medida para cada cliente, seja no pré-venda ou pós-venda. Aliás, nesta última etapa há uma equipe para garantir que a execução do negócio mantenha a excelência. Nosso trabalho termina somente quando o comprador recebe o produto e nosso fornecedor o pagamento.”
Munir lembra que o cenário macroeconômico e, principalmente político, dos últimos três anos acabou afetando o segmento de graxaria e, consequentemente, os negócios, mas com informação, disciplina, organização e planejamento a empresa seguiu em frente e agora o mercado como um todo entra numa fase mais promissora e otimista. “Temos a convicção que permanecerão no mercado apenas os corretoras que se especializarem e buscarem entregar valor agregado aos clientes e não simplesmente oferta de preço. Outra mudança relevante no mundo dos negócios é que cada vez mais vemos que não há espaço para a falta de ética, permanecendo no mercado apenas os empresas de fato comprometidas”, analisa Munir.
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Autor: Lia Freire | Fonte: Editora Stilo | Edição: 62 Março/Abril de 2018