O plantio de soja da safra 2017/18 em Mato Grosso, principal produtor nacional da oleaginosa, alcançava 6,27 por cento da área até esta sexta-feira, avanço de 5,09 pontos percentuais na semana, segundo acompanhamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A semeadura neste ano está 10,22 pontos percentuais abaixo daquela registrada em igual momento de 2016/17, ainda de acordo com o Imea, refletindo as preocupações dos produtores quanto à irregularidade nas chuvas em praticamente todo o país.
O plantio está liberado desde meados de setembro, após o vazio sanitário. O nordeste de Mato Grosso figura como a região onde o plantio está mais atrasado em relação a outras regiões do Estado na safra atual, atingindo apenas 1,70 por cento da área. Na semana anterior, a semeadura ainda não havia se iniciado no local.
Em contrapartida, os produtores do oeste mato-grossense foram os que mais semearam até agora, com 13,48 por cento da área, avanço de 9,15 pontos na semana. Apesar disso, é justamente o oeste que está mais atrasado na comparação anual, com o plantio por lá 22,83 pontos percentuais abaixo do visto há um ano. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Reuters mostra que a produção nacional de soja em 2017/18 deve cair para 109,98 milhões de toneladas.
Fonte: Agrolink