Óleo de palma perde para óleos suaves na Índia pela 1ª vez

Óleo de palma perde para óleos suaves na Índia pela 1ª vez
Imagem: Pixabay

A participação do óleo de palma nas importações anuais de óleo comestível da Índia deve cair abaixo dos óleos suaves pela primeira vez, já que seu prêmio crescente sobre o óleo de soja e o óleo de girassol está levando as refinarias a buscar alternativas mais acessíveis, disse o chefe de um órgão do setor.

As menores importações de óleo de palma pela Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, podem pesar nos preços de referência do óleo de palma da Malásia e dar suporte aos futuros do óleo de soja dos EUA.

“O óleo de palma está ficando caro devido a problemas de fornecimento”, disse Sanjeev Asthana, presidente da Solvent Extractors’ Association of India (SEA). “Por isso, os compradores estão naturalmente mudando para óleo de soja e óleo de girassol”, acrescentou ele em entrevista à Reuters.

As importações de óleo de palma do país no ano comercial de 2024/25, que termina em outubro de 2025, podem cair para até 7,5 milhões de toneladas métricas. Esse será o menor nível em cinco anos. A informação foi dada por Asthana, que também é CEO da Patanjali Foods Ltd (PAFO.NS).

Queda na participação do óleo de palma

O óleo de palma está perdendo participação de mercado para óleos suaves, que devem representar um volume um pouco maior de importações, disse ele.

O óleo de palma foi responsável por 56% das importações totais de óleo comestível da Índia no último ano de comercialização, mas nos primeiros três meses do ano atual sua participação caiu para 43%, mostraram os dados da SEA.

Impacto nos preços e projeções de importação

Nos últimos meses, os traders têm negociado o óleo de palma com um prêmio em relação aos óleos rivais. Isso ocorre porque enchentes afetaram o fornecimento dos principais produtores, Indonésia e Malásia. Ao mesmo tempo, Jacarta também se mobilizou para aumentar o uso do óleo tropical no biodiesel.

Asthana disse que o prêmio atual do óleo de palma não é sustentável. Quando o produto começar a ser negociado com desconto, provavelmente dentro de dois meses, os compradores indianos aumentarão suas importações.

As importações de óleo de soja no ano atual podem aumentar entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas. No ano passado, esse volume foi de 3,4 milhões de toneladas. Já as importações de óleo de girassol podem ter um leve crescimento. No ano passado, o volume atingiu um nível recorde de 3,5 milhões de toneladas, disse ele.

A Índia atende quase dois terços de sua demanda por óleo vegetal por meio de fornecimento estrangeiro. Ela compra óleo de palma da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto o óleo de soja e o óleo de sol vêm da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

A disponibilidade de óleos locais está aumentando. Esse crescimento ajudará a suprir a demanda crescente no país. Com isso, as importações totais de óleo comestível deverão se manter estáveis em cerca de 16 milhões de toneladas este ano, disse Asthana.

Fonte: Rajendra Jadhav, Ashley Tang e Jamie Freed | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.