Brasil conquista liderança global nas exportações de algodão

Brasil conquista liderança global nas exportações de algodão

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), presidida por Orcival Gouveia Guimarães para o biênio 2025-2026. O evento ocorreu na última quarta-feira (27), em Cuiabá (MT).

No mesmo dia em que o Brasil atingiu a marca de 282 novos mercados abertos para produtos agropecuários, o ministro destacou a importância da Ampa e do algodão brasileiro como exemplos de excelência na conquista do mercado global.

Crescimento do algodão brasileiro no mercado global

Embora o consumo mundial de algodão não tenha apresentado crescimento significativo nos últimos anos, o Brasil consolidou sua liderança no setor em 2024, tornando-se o maior exportador mundial. Segundo o ministro, isso foi possível graças aos mais de 200 certificados que atestam a qualidade e os rigorosos procedimentos adotados na produção nacional.

“Ninguém no mundo tem essa qualidade. Ninguém no mundo faz isso. Por isso, nos tornamos o maior exportador mundial”, afirmou Fávaro.

Até o momento, as exportações brasileiras de algodão em 2024 já ultrapassaram US$ 4,2 bilhões. Mato Grosso, principal estado produtor, foi responsável por mais da metade desse valor.

Inovação na rastreabilidade

O algodão brasileiro, sem dúvida, destaca-se no mercado internacional por seu sistema avançado de rastreabilidade. Por exemplo, por meio de um QR Code presente nas etiquetas das peças de vestuário, os consumidores podem acessar informações detalhadas sobre a origem da matéria-prima, incluindo o local e o produtor responsáveis pelo cultivo.

Consequentemente, esse rigoroso controle de qualidade não apenas assegura a transparência, mas também reforça a reputação dos produtos brasileiros no mercado global.

Lei da reciprocidade e expansão de mercados

Durante o evento, além disso, o ministro enfatizou a importância de aprovar a Lei da Reciprocidade para garantir que outros países atendam aos mesmos padrões de qualidade exigidos pelo Brasil.

“Quer comprar do Brasil? Vai receber todas as garantias de qualidade. Por outro lado, o Brasil também passa a exigir reciprocidade, e aí duvido que alguém vá conseguir cumprir tudo o que nós conseguimos”, reforçou Fávaro.

Em seguida, o ministro também destacou o impacto positivo da retomada das relações diplomáticas na agropecuária brasileira, contribuindo para o crescimento econômico do país.

“O Brasil vive um momento de prosperidade, crescendo a economia a 3% e reduzindo o desemprego para 6,4%”, observou.

Perspectivas para o setor agropecuário

Carlos Fávaro ressaltou que a expansão de mercados é essencial para regiões cuja principal atividade econômica é a agropecuária. Ele mencionou que estados como Mato Grosso, com taxas de desemprego próximas a 2%, têm se beneficiado diretamente dessa dinâmica.

O ministro finalizou destacando que a adoção de boas práticas sociais e ambientais, aliada ao fortalecimento da rastreabilidade, é fundamental para consolidar o Brasil como referência global no setor.

Fonte: Datagro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.