Indústria de biodiesel cresce e ameniza queda do PIB da cadeia

Indústria de biodiesel cresce e ameniza queda do PIB da cadeia
Imagem: Pixabay

O PIB da cadeia produtiva da soja e do biodiesel no Brasil deve registrar uma queda de 5,77% em 2024, totalizando R$ 521,3 bilhões. Esta redução ocorre após uma alta de 22% em 2023 e está associada principalmente à quebra da safra de soja e seus efeitos negativos nos agrosserviços. Os dados são de um levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), com base em informações coletadas até o segundo trimestre deste ano.

Desempenho industrial em destaque

Os números, além disso, também indicam que o desempenho positivo esperado para a indústria, especialmente para o segmento de biodiesel, poderá, portanto, minimizar a queda do PIB da cadeia produtiva. Como resultado, a indústria de biodiesel deve crescer 26,92%, trazendo assim um alívio parcial para o setor.

Impacto no agronegócio nacional e na economia brasileira

Embora apresente uma redução, o PIB da cadeia de soja e biodiesel em 2024 ainda deverá se manter acima dos níveis pré-pandemia, representando 20,8% do PIB do agronegócio nacional e 4,5% da economia brasileira como um todo.

Pressão nos preços e renda real

Os preços permaneceram desfavoráveis em comparação com 2023, mas apresentaram melhora no segundo trimestre. A estimativa é de uma queda de 17,1% nos preços relativos, resultando em uma redução de 21,88% na renda real.

Mercado de trabalho

De acordo com a estimativa para o segundo trimestre de 2024, o número de pessoas ocupadas (PO) na cadeia de soja e biodiesel manteve uma tendência de queda em relação a 2023, totalizando 2,24 milhões de trabalhadores — uma redução de 4% em relação ao segundo trimestre do ano anterior.

Essa diminuição impactou as participações da cadeia produtiva na PO do agronegócio (9,51%) e na economia brasileira (2,23%). As quedas foram mais acentuadas nos segmentos de soja (-6,13%) e agrosserviços (-4,78%). Em contraste, o segmento de insumos registrou crescimento (1,92%), assim como a agroindústria, com um aumento de 17,06% na quantidade de pessoas ocupadas.

Comércio exterior

No segundo trimestre de 2024, as exportações da cadeia de soja e biodiesel — incluindo soja in natura, farelo de soja, óleo de soja, glicerol, biodiesel e proteína de soja — totalizaram 48,98 milhões de toneladas, representando uma queda de 3,71% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O valor exportado também diminuiu 20,87%, somando US$ 24,24 bilhões, reflexo de uma desaceleração impulsionada pela queda de preços internacionais, menor produção de soja no Brasil e aumento da demanda doméstica.

Mercados de destino

No segundo trimestre de 2024, o volume exportado apresentou crescimento em alguns mercados-chave em comparação ao mesmo período de 2023. Houve um aumento de 2,88% nas exportações para a China e de 8,56% para o Leste Asiático. O Oriente Médio também registrou crescimento significativo, com uma alta de 18,10%. Já para a África, o aumento no volume exportado foi de 23,17%. Esses destinos em conjunto representaram 75% das exportações brasileiras da cadeia de soja e biodiesel no período.

Por outro lado, as exportações para a União Europeia caíram 3,26%. O Sudeste Asiático registrou uma redução de 9,89% e a América do Norte teve uma queda significativa de 37,27%. Juntas, essas regiões representaram 20,54% do volume total exportado. Houve também uma redução de 54,60% nas exportações para “Outros” destinos, indicando uma menor diversificação nos mercados externos.

Fonte: Cepea/Esalq | Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.