Exportações de óleo de palma da Indonésia caem

Exportações de óleo de palma da Indonésia caem
Imagem: Pixabay

As exportações de óleo de palma da Indonésia, maior produtora mundial do óleo tropical, devem diminuir em 2024. O principal motivo é o aumento do consumo doméstico após a elevação do mandato de mistura de biodiesel, juntamente com uma leve queda na produção, de acordo com um representante da indústria entrevistado pela Reuters nesta quinta-feira.

A produção reduzida limitará as exportações e pode influenciar positivamente os preços de referência na Malásia, outro grande mercado do óleo de palma.

Segundo Fadhil Hasan, chefe da divisão de comércio e promoção da Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI), as exportações do país podem sofrer uma queda de 2 milhões de toneladas, totalizando 30,2 milhões de toneladas em 2024, em comparação ao ano anterior. Essas informações foram compartilhadas durante a conferência Globoil em Mumbai.

No primeiro semestre de 2024, as exportações já caíram 7,6%, atingindo 15,06 milhões de toneladas, disse Hasan. Além disso, a produção de óleo de palma também deve cair 1 milhão de toneladas, totalizando 53,8 milhões de toneladas, resultado das condições climáticas secas do ano anterior, que impactaram negativamente a produtividade.

Queda na produção e aumento do consumo de óleo de palma impulsionado pelo programa de biodiesel

“Houve pouca melhora na produtividade este ano, além de não ter havido expansão de área. Portanto, prevemos uma queda de 1 milhão de toneladas na produção”, afirmou Hasan. No primeiro semestre, a produção foi de 26,2 milhões de toneladas, contra 27,3 milhões no mesmo período de 2023, segundo a GAPKI.

Mesmo que a produção no segundo semestre se mantenha estável em relação ao ano passado, é provável que o total anual seja inferior ao registrado anteriormente, segundo Hasan.

A Indonésia, por sua vez, elevou a mistura de óleo de palma no biodiesel para 35% em 2023. Implementando a medida nacionalmente desde 1º de agosto. Como resultado, o consumo de óleo de palma deve atingir 24,2 milhões de toneladas em 2024, em comparação com 23,2 milhões no ano passado.

Além disso, o Ministério da Energia da Indonésia planeja aumentar a mistura para 40% em janeiro de 2025. Isto, visando reduzir importações de combustíveis fósseis e emissões de carbono.

Esse aumento no consumo doméstico deverá reduzir o excedente disponível para exportações, o que, por sua vez, auxiliará o governo indonésio a financiar seu programa de biodiesel, disse Hasan. Ele também alertou que “o governo deve considerar cuidadosamente as tendências de produção e exportação antes de aumentar ainda mais o mandato de mistura, pois as exportações são uma fonte crucial de receita para sustentar o programa de biodiesel.

Fonte: Rajendra Jadhav | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.