Nova safra de soja do Brasil deve crescer 11,8%

Cenário base para nova safra de soja do Brasil indica aumento 11,8%, aponta Céleres
Imagem: Canva

A safra de soja do Brasil em 2024/25 foi estimada em um recorde de 169,9 milhões de toneladas, em um cenário base apontado nesta segunda-feira pela consultoria Céleres, o que implicaria em crescimento de 11,8% na comparação com a temporada passada, afetada por problemas climáticos.

O aumento da produção no novo ciclo, com plantio a partir deste mês e colheita concentrada na primeira parte de 2025, aconteceria mais em função de uma recuperação das produtividades, já que a área plantada em 2024/25 deve contar com “ligeiro aumento” de 1,6% em relação à safra anterior, alcançando os 46,2 milhões de hectares (+700 mil hectares na comparação), segundo a Céleres.

“O crescimento de área é menor devido a margens positivas, mas abaixo da média da última década”, afirmou Gabriel Santos, analista da Céleres.

Céleres projeta margem operacional de R$1.349/hectare (21% da receita bruta) em 2024/25, com possível recuperação da produtividade. Na última safra, o tempo seco no Centro-Oeste e Sul e as enchentes no Rio Grande do Sul afetaram a produtividade.

Cenários otimistas e pessimistas para a safra de soja

Em um cenário mais otimista para a safra cujo plantio deve começar neste mês, na hipótese de a área plantada crescer para 46,5 milhões de hectares e de produtividades mais altas, a produção teria potencial para aumentar para 178,2 milhões de toneladas, segunda a consultoria.

Num cenário mais pessimista, por outro lado, a área cresceria para 45,9 milhões de hectares, e a produção ainda aumentaria para 161,4 milhões de toneladas, ainda contando com um aumento da produtividade.

Já as exportações do Brasil, maior produtor e exportador global de soja, poderiam avançar para um recorde de 107 milhões de toneladas, em um cenário base, versus 102,4 milhões em uma visão mais pessimista e 112,3 milhões na expectativa mais otimista.

Na temporada anterior, a projeção da exportação indica 97 milhões de toneladas.

“Apesar da desaceleração econômica chinesa, não deve haver recuo da demanda local nem global por soja”, disse Santos.

Céleres estima 3,3% de crescimento no esmagamento, atingindo 55 milhões de toneladas em 2025, impulsionado pelo uso de óleo de soja para biodiesel. Segundo o analista, mesmo num cenário pessimista de oferta, os estoques ao fim de 2025 deverão ser maiores que o estimado para 2024.

“O cenário de 24/25, somado aos altos estoques globais, reforça a previsão de queda nos preços internos da soja em 2025,” afirmou o especialista. Ele destaca a necessidade de eficiência na produção e de aproveitar oportunidades de mercado, especialmente com a desvalorização do real.

Milho

Segundo a Céleres, a área plantada de milho verão deve cair 2,5%, para 4,3 milhões de hectares, com redução de 100 mil hectares. “O cenário de custos e preços para a safra de milho 24/25 indica margens positivas, mas abaixo da média histórica e da soja”, afirmou Santos.

A estimativa para a produção de milho na primeira safra de 2024/25 é de 27,1 mi/ton, representando um aumento de 4% em relação à anterior.

“A expectativa de um fenômeno La Niña de baixa intensidade pode ter um impacto mais significativo na safra de milho verão. Especialmente na região centro-sul, que é mais susceptível a sofrer com menores precipitações, mesmo que o fenômeno seja de baixa intensidade”, disse o especialista.

Considerando todas as três colheitas de milho do Brasil, que cultiva a maioria do cereal segunda safra, a oferta total nacional deverá aproximar-se de 134,1 mi/ton. Aumento de 5 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, segundo avaliação da Céleres.

Fonte: Roberto Samora e Gabriel Araujo | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.