Nos Estados Unidos, a soja e o milho registraram alta nas negociações noturnas devido às previsões de clima mais seco em partes do Centro-Oeste no final desta semana. Segundo Don Keeney, meteorologista agrícola da Maxar, o tempo seco deve atingir várias áreas do Centro-Oeste e a região do Delta, o que resultará na diminuição dos níveis de umidade. Esse clima seco provavelmente aumentará o estresse nas colheitas em partes do Delta, afirmou Keeney.
Na última semana, partes do sul de Nebraska e do norte do Kansas registraram pouca ou nenhuma chuva, enquanto áreas do norte de Iowa e grande parte de Minnesota receberam precipitação abaixo da média, conforme o Serviço Nacional de Meteorologia. No entanto, o leste de Nebraska, oeste de Iowa e norte do Missouri receberam até seis vezes mais chuva que o normal.
Além das condições climáticas, sinais de demanda por soja dos EUA também podem estar impulsionando os preços. Exportadores venderam 132.000 toneladas de soja para a China e 239.492 toneladas para o México, conforme relatado ontem pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Na segunda-feira, a agência também reportou vendas de 332.000 toneladas para a China e 110.000 toneladas para um país não identificado.
Durante a noite, os futuros de soja para entrega em novembro subiram 5 1/4¢, atingindo $9,81 1/4 por bushel na Chicago Board of Trade. O farelo de soja ganhou $2, chegando a $310,30 por tonelada curta, e o óleo de soja aumentou 0,46¢, atingindo 39,66¢ por libra. Os futuros de milho para entrega em dezembro subiram 2 centavos, alcançando $4 por bushel. Os contratos futuros de trigo subiram 1/2¢ para $5,57/bushel, enquanto em Kansas City aumentaram 1¢, atingindo $5,62 1/4/bushel.
Fonte: Leonardo Gottems | Agrolink