As exportações de grãos da Ucrânia por meio do porto romeno de Constanta, no Mar Negro, caíram 43% em relação ao ano anterior nos primeiros sete meses, para 4,62 milhões de toneladas métricas, informou a autoridade portuária à Reuters, já que Kiev pôde contar com seus próprios portos este ano.
Constanta continua sendo a principal rota alternativa da Ucrânia para grãos desde a invasão em grande escala da Rússia em 2022, e o porto tem recebido um influxo de fundos de investimento da União Europeia com o objetivo de aumentar sua capacidade.
Mas a Ucrânia conseguiu criar um corredor de transporte que abraça a costa ocidental do Mar Negro, perto da Romênia e da Bulgária. Após o colapso de uma iniciativa apoiada pela ONU, as exportações pelos próprios portos aumentaram.
Kiev acelera o envio de grãos, aproveitando ganhos militares no Mar Negro, apesar dos ataques russos aos seus portos.
Exportações de grãos da Ucrânia caem em meio a desafios climáticos e econômicos
Os dados do Porto de Constanta indicam que 380.000 toneladas de grãos ucranianos saíram em julho, excluem-se volumes de portos menores e exportações terrestres.
Por outro lado, “ao contrário dos dois anos anteriores, eu não diria que os fluxos de grãos da Ucrânia através de Constanta são constantes”, disse Viorel Panait, gerente da operadora portuária Comvex. Além disso, acrescentou que as exportações de grãos da Romênia também estavam sendo afetadas pela seca prolongada e pelos baixos preços de mercado.
Em relação ao futuro, “operadoras acreditam que os fluxos aumentarão em setembro, e que a Sérvia exportará mais grãos”, disse Panait.
Exportações de grãos por Constanta atingiram 18,2 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de 2024, de forma semelhante ao mesmo período de 2023. Por fim, a Romênia, grande exportadora de grãos da UE, utiliza o porto para escoar grãos de países vizinhos sem litoral, como Sérvia e Hungria.
Fonte: Luiza Ilie | Notícia Agrícolas