Com o veranico atuando em boa parte do Brasil, a única região que deve receber chuva nos próximos dias é o Sul do Brasil. Após uma trégua na precipitação, o Rio Grande do Sul receberá mais chuva no próximo final de semana.
De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a tendência é que o retorno da chuva aconteça de forma gradual, atingindo todo o estado durante o final de semana.
“As regiões mais afetadas serão a Lagoa dos Patos, a Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales e a Região Central. Os volumes de chuva nessas áreas devem variar entre 50 mm e 150 mm, podendo superar esses valores pontualmente”, afirma a previsão.
Nas demais áreas do estado, a Climatempo prevê chuvas entre 20mm e 40mm no período. Ressalta, no entanto, que a situação é preocupante devido o excesso de chuva registrado no mês de maio.
Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil:
“A intensa massa de ar seco que atua sobre o Brasil continua impedindo o avanço das chuvas. Isto vem elevando as temperaturas e diminuindo a umidade relativa do ar em algumas áreas. Além disso, a baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuva na maior parte do país. É essa grande massa de ar seco que vem mantendo as condições para o veranico observado nos últimos dias, o qual vai persistir até o dia 20 de junho”, afirma a Climatempo.
Ademais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, mantém o estado de alerta para baixa umidade do ar na região Central do país nesta terça-feira (11).
“Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%”, destaca o alerta válido para São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Veja a previsão de temperatura máxima nas próximas 72 horas em todo Brasil:
Fonte: Notícias Agrícolas