As importações de óleo de palma pela Índia aumentaram 12,4% em maio em relação ao mês anterior, atingindo o nível mais alto em quatro meses, já que a recente correção nos preços levou a um maior volume de compras, disseram cinco negociantes à Reuters.
O aumento das compras de óleo de palma pela Índia, o maior importador mundial de óleos vegetais, pode dar suporte aos futuros de referência do óleo de palma da Malásia, que caíram em maio para seu nível mais baixo em mais de três meses.
Em maio, as importações de óleo de palma atingiram 769.000 toneladas, marcando o pico mais alto desde janeiro, conforme estimativas de traders.
No último mês, houve um aumento significativo nas importações de óleo de palma refinado, impulsionado por margens mais vantajosas que levaram os comerciantes a elevar suas aquisições para 214.000 toneladas, contra 124.228 toneladas no período anterior, conforme explicado por Rajesh Patel, sócio-gerente da corretora GGN Research.
Em julho, os comerciantes oferecem o preço do CPO na Índia por aproximadamente 948 dólares por tonelada, já incluindo custo, seguro e CIF. Eles também cotaram os preços do óleo de soja e do óleo de girassol em cerca de 1.028 e 1.035 dólares por tonelada, respectivamente.
Dinâmica das importações de óleos na Índia
Há dois meses, o CPO estava com um prêmio sobre os óleos rivais.
As importações de óleo de palma devem seguir robustas, com 750.000 toneladas chegando em junho, afirma Sandeep Bajoria, CEO do Sunvin Group. É provável que a SEA, órgão do setor, publique seus dados sobre as importações de maio em meados de junho.
Em maio, a Índia importou 408.000 toneladas de óleo de girassol, um aumento de 74% em relação ao mês anterior, porque alguns navios que tiveram a atracação adiada em abril devido ao congestionamento do porto desembarcaram em maio, conforme informaram os negociantes.
As importações de óleo de soja caíram 16,5% em maio, para 322.000 toneladas, disseram os negociantes.
O aumento nas importações de óleo de palma e girassol elevou as de óleo comestível em 15%, atingindo 1,5 milhão de toneladas.
A Índia importa óleo de palma da Indonésia, Malásia e Tailândia, e óleo de soja e girassol de Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
Fonte: Rajendra Jadhav | Notícias Agrícolas