Os oblasts de Lipetsk, Voronej e Tambov – três das principais áreas produtoras de grãos da Rússia – declararam estado de emergência nesta quarta-feira (8) em virtude das geadas, que causaram danos severos às colheitas e, portanto, reduzirão a safra deste ano.
“As geadas que ocorreram no início de maio levaram a consequências catastróficas”, disse Igor Artamonov, governador da região de Lipetsk, antes de assinar o decreto de emergência. Afinal, “Devemos entender que a safra deste ano será muito menor do que a anterior”, concluiu.
Em relação ao oblast vizinho, o Ministério da Agricultura regional de Voronej comunicou que “a área de culturas mortas ou severamente danificadas ultrapassou 265 mil hectares”. A leste, o governador de Tambov, Maksim Yegorov, também declarou estado de emergência pelas geadas de maio que devastaram culturas e plantações.
Todos os três oblasts fazem parte da Região Econômica Central da Terra Negra, conhecida pelas terras férteis que impulsionam o setor agrícola russo.
Por fim, os analistas reduziram as previsões para a safra de grãos de 2024 devido ao clima seco no sul, sem incluir impactos das geadas. Em meados de abril, o Ministério da Agricultura disse que a safra de grãos de 2024 pode cair para 132 mi/ton.
Fonte: Datagro