De acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA, a produção de grãos do Canadá na próxima campanha está projetada para aumentar quase 5%, com um destaque para o incremento na produção de trigo. Publicado em 24 de abril pela Rede Global de Informação Agrícola, o relatório prevê um aumento de 5,4% na produção total de trigo canadense, chegando a 33,7 milhões de toneladas para 2024-25, ligeiramente acima da média dos últimos cinco anos.
A produção global de cereais deve crescer 4,9%, alcançando 61,4 milhões de toneladas, recuperando-se dos impactos da seca na colheita anterior. O aumento mais significativo na produção de trigo está previsto para o trigo duro. Ele terá um aumento projetado de 36% para 5,5/mi de toneladas, impulsionado por um aumento de 5% na área plantada e uma recuperação nos rendimentos. Enquanto isso, espera-se um aumento de 2% na produção de trigo de primavera, alcançando 25,2 milhões de toneladas em 2024-25.
Projeções otimistas para o mercado de cereais no Canadá
Com o aumento da produção, espera-se que as importações canadenses de trigo diminuam 50.000 toneladas, em comparação com as 600.000 toneladas de 2023-24. Por outro lado, as exportações de trigo devem aumentar em 5%, chegando a 24,7 milhões de toneladas.
Além disso, prevê-se que as exportações totais de cereais aumentem 3,3% em relação ao ano anterior, com o aumento do trigo compensando a queda de milho, aveia e cevada.
As importações de milho devem diminuir em 30%, devido a melhor umidade nas pradarias, aumento da oferta interna de forragem e melhoria do pastoreio. A FAS também projeta ligeiros aumentos na produção de milho, alcançando 15,4 milhões de toneladas, e de cevada, chegando a 8,9 milhões de toneladas.
Fonte: Leonardo Gottems | Agrolink