Uma fusão de US$ 190 milhões entre a Australian Oilseed Investments (AOI), a empresa responsável pela Cootamundra Oilseeds, e a empresa norte-americana EDOC Acquisitions Corporation criaria um gigante asiático de sementes oleaginosas, segundo informou a Grain Central.
Esperava-se que a fusão resultasse em investimentos na usina de esmagamento da AOI em Central Queensland, o que quadruplicaria a capacidade total de esmagamento da empresa na Austrália para 160.000 toneladas, de acordo com o relatório de 8 de março.
Após a fusão, a EDOC se fundiria com a AOI para formar uma subsidiária sob a nova entidade Australian Oilseeds Holdings (AOH), que se tornaria a maior produtora de óleo e farelo prensado a frio da região Ásia-Pacífico, conforme escreveu a Grain Central.
Com essa mudança, Gary Seaton, diretor da AOI e diretor administrativo da Cootamundra Oilseeds, assumiria as posições de CEO e presidente da AOH.
Bob Wu, o diretor financeiro da AOI, continuaria em sua função na AOH.
“Com essa transação, investidores poderão investir em nosso crescimento e na missão da Australian Oilseeds de se tornar líder global em ingredientes de ração sustentáveis. Disse Seaton em um comunicado.
Expansão e inovação na Austrália
A AOI produz óleos orgânicos prensados a frio e refeições de proteína vegetal de canola, girassol, soja, cártamo, linhaça e oliva.
Embora o principal investimento da AOI seja a unidade de esmagamento Cootamundra Oilseeds, no sul de New South Wales, a empresa também mantém um braço de vendas e marketing, a Good Earth Oils, que distribui e promove o óleo de canola prensado a frio produzido em Cootamundra.
A Empresa continua planos de fábrica em Emerald sob AOH, custando A$ 25 milhões (US$ 16,49 mi), conforme relatado.
“A instalação produzirá óleo comestível e biodiesel para o mercado asiático e energias renováveis”, disse a AOI. Espera-se que a construção seja concluída até março de 2025, segundo escreveu a Grain Central. A instalação com capacidade máxima de esmagamento de 200 ton/dia de sementes oleaginosas e para branqueamento e desodorização de 50 ton/dia de óleo.
Criada em 1991, a Cootamundra Oilseeds inaugurou sua fábrica em 1992, processando mais de 2.000 toneladas anualmente. Desde então, as melhorias resultaram em um aumento na produção para 36.000 toneladas por ano.
Fonte: Oils & Fats International