O governo de Cingapura lançou um plano para descarbonizar o setor de aviação do país, conforme informado pela revista SAF.
Como parte da iniciativa, os voos que partem de Cingapura deverão ser abastecidos com Combustível de Aviação Sustentável (SAF) a partir de 2026, segundo a reportagem.
A Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS), em consulta com o setor e outras partes interessadas, desenvolveu e lançou o Projeto de Hub Aéreo Sustentável de Cingapura em 19 de fevereiro.
A CAAS visa reduzir em 20% as emissões de aviação doméstica até 2030, colaborando com partes interessadas, conforme relatório de fevereiro.
O objetivo do programa é atingir emissões domésticas e internacionais líquidas zero até 2050, conforme escrito pela revista SAF.
O relatório sugere introdução gradual: 1% em 2026, aumentando para 3%-5% em 2030, dependendo de desenvolvimentos globais e adoção da SAF.
Além disso, a CAAS também introduzirá uma taxa de SAF, com os fundos coletados sendo usados para comprar SAF.
A agência cobrará taxas de acordo com a distância e classe de viagem, com passageiros premium pagando mais. O nível de tarifa irá variar.
As estimativas atuais indicam que uma taxa para apoiar 1% de aumento da SAF em 2026 poderia aumentar os preços das passagens de um passageiro da classe econômica em voos diretos de Cingapura para Bangkok, Tóquio e Londres em aproximadamente S$ 3 (US$ 2,24), S$ 6 (US$ 4,48) e S$ 16 (US$ 11,96), respectivamente.
O CAAS é um conselho estatutário do Ministério dos Transportes do país.
Fonte: Oils & Fats International