A Raízen, líder global na produção de etanol de cana-de-açúcar, atualmente investiga locais no Brasil para estabelecer uma fábrica de SAF (combustível de aviação sustentável) derivado de etanol, visando criar a segunda instalação desse tipo no mundo. Ademais, o projeto ambiciona produzir mais de 793.000 galões americanos anuais de SAF, optando pelo etanol em detrimento de resíduos de biomassa, conforme apontado por Paulo Neves, vice-presidente comercial da Raizen, em conversa com a Reuters durante a CERAWeek.
Contudo, Neves ressalta a escassez global de óleo de cozinha usado e sebo para atender à demanda por SAF. Entretanto, o Brasil, com sua robusta produção de etanol, tem potencial para se destacar também na produção de SAF. “Examinamos até o local, bem como as condições necessárias para sua construção,” comentou ele, sem revelar o local em consideração.
A Raízen disse que precisa de um parceiro para garantir a tecnologia para a fábrica. Paralelamente, a LanzaJet Inc inaugurou a primeira fábrica comercial de SAF baseado em etanol, a Freedom Pines Fuels, na Geórgia. Ela tem o objetivo de produzir 9 milhões de galões de combustível em seu primeiro ano, informa o Departamento de Energia dos EUA.
O SAF pode custar cinco vezes mais que o combustível convencional e representa apenas 0,2% do mercado de combustível de aviação.
Fonte: Georgina McCartney | Notícias Agrícolas