A Ucrânia espera que a área semeada na primavera de 2024 seja a mesma do ano passado, embora possa haver uma ligeira redução no pior cenário, disse à Reuters o ministro da Agricultura ucraniano Mykola Solsky nesta sexta-feira.
A Ucrânia é um importante produtor mundial de grãos e sementes oleaginosas, mas suas colheitas diminuíram desde que a Rússia invadiu e ocupou uma parte significativa do território. A guerra, agora em seu 24º mês e sem fim à vista, elevou os preços globais dos grãos e interrompeu o fornecimento, especialmente para os países mais pobres.
“Não espero mudanças drásticas em termos de área de plantio. Se a área semeada for menor, será uma redução muito insignificante”, disse Solsky em entrevista, fornecendo a primeira perspectiva oficial para a temporada de 2024.
Os agricultores ucranianos semearam um total de 12,75 milhões de hectares de culturas de primavera para a colheita de 2023, incluindo 5,7 milhões de hectares de vários grãos.
A área cultivada incluiu 4 milhões de hectares de milho, 5,3 milhões de hectares de girassol e 1,78 milhão de hectares de soja.
Desafios agrícolas na Ucrânia: Redução de área de trigo e busca por alternativas de cultivo
Solsky relatou que o clima ruim fez agricultores reduzirem semeadura de trigo de inverno, possivelmente aumentando área com trigo de primavera. A Ucrânia semeou 280.000 hectares de trigo de primavera no ano passado.
A Ucrânia semeou 4,2 milhões de hectares de trigo de inverno para a safra de 2024, contra cerca de 4,4 no ano anterior.
“Definitivamente, não haverá aumento na área total. Admito sua redução, e a pergunta que surge imediatamente é: o que semear então? Temos apenas três opções: girassol, soja e milho”, disse o ministro.
Guerra levou agricultores a economizarem em sementes de trigo de menor qualidade devido à escassez de fundos e problemas com exportações, disse Solsky.
Ele disse que o trigo de inverno sobreviveu ao inverno até agora sem danos graves, mas a qualidade da futura colheita não está clara.
Fonte: Pavel Polityuk | Notícias Agrícolas