O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anuncia a recente habilitação de mais cinco plantas para exportação de carnes bovinas e de aves para a Rússia. A decisão foi comunicada pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia e é resultado de uma rigorosa auditoria realizada no Brasil, iniciada em 2015 e concluída em dezembro de 2023.
Delegação russa inspecionou unidades de produção em estados brasileiros, realizando reuniões com representantes do Mapa em seis estados e no Distrito Federal. Inspecionaram frigoríficos, fazendas de criação de animais e laboratórios oficiais, garantindo a segurança sanitária em toda cadeia produtiva.
Além disso, a auditoria removeu restrições, ampliando exportação para Rússia de produtos de origem animal de algumas unidades de produção nacional.
Expansão e fortalecimento da exportação brasileira
A nova habilitação, inclui o abate e a desossa de aves, além dos subprodutos e gorduras avícolas, e a produção de farinha de origem animal. Adicionalmente, as unidades com licenças de exportação expandidas fortalecem o Brasil como um fornecedor estratégico de carne para a Rússia.
Por outro lado, a parceria Brasil-Rússia reforça a confiança mútua entre as autoridades sanitárias, destacando a qualidade superior dos produtos brasileiros no mercado global. Conforme afirma Roberto Perosa, o Ministério da Agricultura está empenhado em ampliar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado internacional, mantendo sempre a alta qualidade e segurança alimentar.
Em 2023, as exportações de carne do Brasil para a Rússia atingiram a marca de US$ 306 milhões, representando 24% do total das exportações totais.
Fonte: Datagro