As interrupções relacionadas ao clima de inverno nos portos do norte da Europa, juntamente com o desvio de navios do Mar Vermelho, estão causando congestionamento nos terminais de contêineres, conforme informou a A.P. Moller-Maersk em uma atualização para os clientes. Além disso, a Maersk e outros grupos de transporte marítimo desviaram as embarcações do Mar Vermelho e do Golfo de Áden, devido aos ataques dos militantes Houthis, do Iêmen, optando por uma longa jornada ao redor da África, em vez de passarem pelo Canal de Suez. Adicionalmente, no norte da Europa, as tempestades de inverno e os efeitos da recente temporada de férias contribuíram para o fechamento de terminais e a paralisação da navegação, conforme relatado pela empresa.
“Maersk prevê que o inverno e as contingências do Mar Vermelho impactarão operações na Europa e terminais do Hub.”
“Aumento da densidade nos terminais exige retirada rápida das unidades após descarga para manter a fluidez,” ele disse.
O CEO da Maersk, Vincent Clerc, prevê que a interrupção marítima global, devido a ataques no Mar Vermelho, persistirá por meses.
“Empresa espera solução futura, mas alerta clientes sobre possíveis complicações e interrupções significativas na rede global.”
A Maersk oferece transferência de cargas para frete aéreo em Omã e Emirados Árabes, destinadas à Europa e EUA.
Taxas de transporte de contêineres globais aumentaram devido a ataques aéreos no Iêmen, gerando temores de interrupções no comércio no Mar Vermelho.
Fonte: Terje Solsvik | Notícias Agrícolas