A empresa sueca de combustíveis Preem planeja investir aproximadamente US$ 527,5 milhões na readequação de sua refinaria em Lysekil para a produção de óleo vegetal hidrotratado (HVO) e combustível de aviação sustentável (SAF), conforme divulgado pela PR Newswire.
O projeto incluirá a reconstrução da planta IsoCracker (ICR) da refinaria, anteriormente utilizada para a produção de diesel, de acordo com o relatório de 27 de novembro.
Além de proporcionar à Preem uma capacidade adicional de produção renovável de 1,2 milhão de m³, somando-se à sua capacidade atual de 530.000 m³/ano, a empresa reduzirá proporcionalmente sua produção de combustível fóssil, como indicado no relatório de 27 de novembro.
Prevista para iniciar no próximo ano, a construção da nova instalação tem previsão de conclusão em 2027.
“Observamos um rápido aumento na demanda por combustíveis de aviação sustentáveis. Já estamos em discussões com diversas companhias aéreas de destaque”, afirmou Magnus Heimburg, CEO da Preem.
Preem investirá €1 bilhão para ampliar capacidade de produção de SAF
Este investimento representa o segundo de uma série de projetos de grande escala. Eles visam ampliar a capacidade total de produção renovável da Preem para cerca de 2,5 milhões de m³/ano, conforme detalhado no relatório.
O projeto Synsat, anunciado anteriormente, está em andamento. Deverá ser concluído no próximo ano, alcançando uma capacidade de produção renovável de aproximadamente 1 milhão de m³/ano, conforme relatado.
“Ao otimizar as instalações existentes, estamos capitalizando as operações e a infraestrutura já estabelecidas na refinaria e em sua vizinhança”, acrescentou Heimburg.
A Preem definiu uma meta ambiciosa: produzir 5 milhões de m³/ano de combustíveis renováveis até 2035, com uma cadeia de valor neutra para o clima. Atualmente, a empresa opera duas refinarias na Suécia: a Preemraff Göteborg, em Gotemburgo, e a Preemraff Lysekil, próxima a Lysekil. Juntas, essas refinarias têm uma capacidade total de refino superior a 18 milhões de m³/ano.
Com sede em Estocolmo, a Preem exporta seus produtos internacionalmente, principalmente para o noroeste da Europa.
Fonte: Oils & Fats International