A Spike Brokers, atacadista de produtos agrícolas situada em Kiev, comunicou que as taxas de frete marítimo no Mar Negro aumentaram em US$ 20/tonelada após um ataque russo contra um navio cargueiro nesta quarta-feira (8).
“Como resultado de um míssil russo atingindo um navio de carga, as taxas de frete marítimo aumentaram em US$20/t e, portanto, o número de proprietários de navios dispostos a carregar em portos ucranianos diminuiu”, informou a empresa Spike Brokers em seu canal do Telegram.
A situação agravou-se desde que a Rússia se retirou de um acordo mediado pela ONU, comprometendo-se com o transporte seguro de grãos ucranianos através do Mar Negro. Como resposta a essa lacuna na segurança, a Rússia tem direcionado ataques repetidos à infraestrutura portuária ucraniana.
Em agosto, a Ucrânia tomou uma medida estratégica. Abriu um corredor humanitário para navios. Essa ação visava alcançar mercados africanos e asiáticos. O objetivo era contornar o bloqueio russo no Mar Negro. O bloqueio afetava as exportações marítimas de Kiev. O bloqueio foi imposto pelas forças do Kremlin após a invasão da Ucrânia em 2022.
Autoridades ucranianas afirmam que 91 embarcações exportaram 3,3 milhões de t de produtos agrícolas e metalúrgicos desde então.
Fonte: Datagro