A Repsol, empresa espanhola de energia, licenciou a tecnologia Ecofining da Honeywell para produzir combustíveis renováveis em suas instalações em Puertollano.
A fábrica planeja converter matérias-primas residuais, como óleo de cozinha usado (UCO) e gorduras animais, em diesel renovável e outros produtos. A Honeywell anunciou em 3 de outubro que terá uma capacidade de até 240.000 toneladas por ano.
“Esta será a segunda planta da Repsol dedicada exclusivamente à produção de combustíveis 100% renováveis”, disse a diretora de combustíveis renováveis da Repsol, Berta Cabello.
Desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, o processo UOP Ecofining da Honeywell converte óleos residuais de origem vegetal, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em diesel renovável e combustível de aviação sustentável (SAF).
Como parte de seu objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050, a Repsol está transformando seus sete complexos industriais na Espanha, Portugal e Peru em centros de multienergia para produzir combustíveis renováveis e hidrogênio renovável.
Fonte: Oils & Fats International