A parceria entre a empresa norte-americana de reciclagem de carbono LanzaTech e a empresa de ciência de materiais Dow resultou no lançamento de um novo surfactante biodegradável no mercado de cuidados domésticos. Além disso, a Dow projetou o surfactante EcoSense 2470, destinado a diversas aplicações de cuidados domésticos, utilizando a tecnologia CarbonSmart da LanzaTech. A partir de materiais de carbono reciclado, há a chance de fabricar o surfactante.
Essa tecnologia de biorreciclagem da LanzaTech funciona de maneira semelhante à produção de cerveja. Bactérias patenteadas consomem poluição rica em carbono proveniente de fábricas de aço e a transformam em produtos químicos CarbonSmart, como o etanol. Transforma-se o etanol em óxido de etileno por meio de um processo ativo e, posteriormente, utiliza-se o óxido de etileno na fabricação de surfactantes.
“Estamos ativos no espaço dos etoxilados há vários anos. Convertendo etanol em ingredientes surfactantes. Agora, nossa colaboração com a Dow nos permitirá expandir nosso alcance. Além disso, esse mercado foi avaliado em US$ 19 bilhões em 2022, conforme destacou a CEO da LanzaTech, Jennifer Holmgren, em 29 de setembro.
“A capacidade de fornecer soluções de limpeza feitas de carbono reciclado é um fator de influência nas decisões de compra dos consumidores domésticos”, afirmou Farooq Alam, diretor de marketing estratégico global da Dow Home Care.
Fonte: Oils & Fats International