Prevê-se que a produção de soja no Brasil atinja um nível recorde de 162 milhões de toneladas no ano comercial de 2023/24, com o plantio continuando em ritmo acelerado, de acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
O volume representaria um aumento de 4,5% em comparação com a produção do ano anterior de 159 milhões de toneladas, segundo o relatório da Rede Global de Informações Agrícolas (GAIN) do Serviço de Agricultura Estrangeira (FAS) do USDA.
Agricultores brasileiros optam por soja em meio a preços baixos, impulsionando área de plantio
“Os preços da soja no Brasil estão nos níveis mais baixos desde os pré-pandêmicos, mas os agricultores ainda estão aumentando a área de plantio de acordo com a tendência”, disse o USDA.
“Isso se deve ao fato de os agricultores estarem trocando o plantio de milho de primeira safra pela soja. Os preços do milho também estão baixos no momento, mas piores em relação à soja.”
O USDA disse que o ritmo de plantio, por conseguinte, acima da média se deve a padrões climáticos mais ideais do que nos anos anteriores no mês de setembro.
Esperava-se que a área plantada atingisse 45,4 milhões de hectares em 2023/24, acima dos 43,8 hectares em 2022/23, segundo o relatório de 11 de outubro.
Perspectivas positivas para produtores de soja no Brasil: Custos de produção em queda e exportações em alta
Pela primeira vez em vários anos, o USDA disse que o custo de produção para os produtores de soja do Brasil deveria diminuir.
O Brasil está previsto para ter outro ano recorde de exportações de soja. As estimativas indicam embarques de 100,2 milhões de toneladas, superando os 99 milhões estimados em 2022/23, conforme mencionado no relatório.
“A previsão baseia-se no aumento das expectativas de amplos suprimentos disponíveis e em uma taxa de câmbio extremamente favorável”, disse o USDA.
De fevereiro a agosto de 2023, o Brasil exportou 80 milhões de toneladas de soja. Isso representou um aumento significativo em relação às 64 milhões de toneladas do ano anterior.
Isso se deveu à produção recorde, à redução significativa da produção na Argentina e à demanda contínua da China, segundo o relatório.
A soja é a principal cultura produzida no Brasil. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. A maior parte dos embarques vai para a China.
Fonte: Oils & Fats International