A gigante global do agronegócio Cargill, entretanto, anunciou que deixará de oferecer óleo de palma convencional como parte de seu portfólio nos EUA.
A empresa afirmou que, anteriormente, a partir de outubro, suas operações nos EUA oferecerão apenas óleo de palma certificado pela Mesa Redonda para o Óleo de Palma Sustentável (RSPO).
A medida, por conseguinte, reflete a crescente demanda dos consumidores e clientes por ingredientes de origem mais sustentável, disse a Cargill em 12 de outubro.
“Empresas como a Cargill, além disso, desempenham um papel vital. Elas permitem que os membros da RSPO e outras empresas na América do Norte atinjam suas metas. Essas metas, portanto, visam fornecer produtos 100% certificados pela RSPO. Nossa esperança é que a América do Norte se torne um mercado onde 100% dos produtos sejam certificados pela RSPO”, afirmou Cameron Plese, diretor da RSPO na América do Norte.
Cargill reforça seu compromisso com o óleo de palma sustentável
A Cargill, além disso, fornece óleo de palma certificado pela RSPO desde 2005. Em dezembro de 2020, a empresa converteu sua refinaria em Charlotte, Carolina do Norte, para o óleo 100% segregado.
De acordo com a última medida da empresa, até janeiro de 2024, todos os clientes que comprarem o óleo de uma das refinarias da Cargill nos Estados Unidos terão a garantia que estarão comprando óleo de palma certificado pela RSPO. Esse óleo será proveniente de cadeias de suprimentos com equilíbrio de massa ou segregadas.
“O anúncio representa um avanço em direção ao nosso objetivo. Queremos uma cadeia de suprimento de óleo de palma transparente, rastreável e sustentável”, afirmou Reid Kinde, líder comercial da Cargill para óleos comestíveis na América do Norte.
A Cargill investiu US$ 200 milhões em uma refinaria de óleo de palma em Lampung, na Indonésia. Garantir o fornecimento de óleo certificado pela RSPO é o objetivo.
A refinaria de Lampung obtém óleo de palma diretamente das plantações e usinas de propriedade da Cargill e seleciona usinas de terceiros que estejam em conformidade com sua política de sustentabilidade, informou a empresa.
Fonte: Oils & Fats International