A União Europeia (UE) adotou formalmente a nova Diretiva de Energia Renovável – conhecida como RED II – elevando a meta de 2030 para a participação da energia renovável no consumo geral de energia da UE de 32% para 42,5%, conforme informou a S&P Global.
Os estados-membros têm agora 18 meses para adotar a legislação, a qual estabelece sub-metas para o transporte e a indústria, segundo o relatório de 9 de outubro.
A adoção da RED II ocorreu após meses de negociações, apesar de um acordo geral em junho, após uma votação no Conselho em que apenas a Polônia e a Hungria foram contrários, conforme relatou a S&P Global.
“É um passo adiante que contribuirá para atingir as metas climáticas da UE de forma justa, econômica e competitiva”, disse Teresa Ribera, ministra interina de energia da Espanha, que atualmente preside o Conselho.
Metas europeias para energias renováveis e redução de emissões no setor de transportes até 2030
No setor de transportes, os estados-membros podem escolher entre uma meta vinculante de redução de 14,5% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) decorrente do uso de energias renováveis até 2030 ou uma participação vinculante de 29% de energias renováveis no consumo final de energia no transporte.
Na época do relatório, a participação das energias renováveis no setor de transportes era de cerca de 10%, uma proporção que mudou pouco em uma década.
Os biocombustíveis avançados (geralmente derivados de matérias-primas não alimentícias) tinham uma nova meta obrigatória de participação de 5,5%. Dentro dessa meta, havia uma exigência mínima de 1% para combustíveis renováveis de origem não biológica (RFNBOs) até 2030, segundo o relatório.
O Conselho da União Europeia (UE) também adotou os regulamentos ReFuelEU – parte do plano do bloco para reduzir as emissões de GEE – em uma tentativa de impulsionar a oferta e a demanda de combustível de aviação sustentável (SAF) na UE, conforme informou a revista Biodiesel.
Segundo o relatório, as regulamentações do ReFuelEU foram adotadas em 9 de outubro como parte do pacote Fit for 55, o plano da UE para reduzir as emissões de GEE em pelo menos 55% até 2030, em comparação com a linha de base de 1990, e chegar a zero líquido até 2050.
As novas regulamentações de aviação ReFuelEU
“A nova lei proporcionará segurança jurídica aos operadores de aeronaves e fornecedores de combustível na Europa. Ao dar início à produção em larga escala de combustíveis de aviação sustentáveis, ela logo tornará o setor de aviação da UE muito mais verde. Esse é um passo fundamental. Faz parte do nosso esforço amplo para atingir metas climáticas.” A ministra interina de transportes, mobilidade e agenda urbana da Espanha, Raquel Sánchez Jiménez, afirmou isso.
As novas regulamentações de aviação ReFuelEU estão estipulando metas ambiciosas. Até 2025, a UE quer que os aeroportos e fornecedores de combustível garantam que pelo menos 2% dos combustíveis de aviação sejam “verdes”. Isso implica em uma significativa transição para fontes de energia sustentáveis na aviação. A exigência aumentaria para 6% em 2030, 20% em 2035, 34% em 2040, 42% em 2045 e 70% em 2050.
O relatório de 10 de outubro estabeleceu que, como parte das regras, a mistura de combustível deve ser composta por uma proporção de combustíveis sintéticos, como o querosene eletrônico. O requisito para combustíveis sintéticos foi definido em 1,2% em 2030, 2% em 2032, 5% em 2035 e chegará a 35% em 2050.
As regras do ReFuelEU definem SAF. Isso inclui combustíveis sintéticos e certos biocombustíveis. Eles são produzidos a partir de resíduos agrícolas ou florestais, algas, bio-resíduos, óleo de cozinha usado e gorduras animais específicas. Combustíveis de aviação reciclados produzidos a partir de gases residuais e resíduos plásticos também são considerados “verdes”.
Regras europeias para biocombustíveis e rotulagem de voos – ReFuelEU
Além disso, o hidrogênio renovável é um combustível elegível para o programa.
No entanto, o SAF produzido a partir de matérias-primas para rações e alimentos, incluindo materiais de palma e soja, não está incluído no programa.
O Parlamento Europeu divulgou informações afirmando que a iniciativa ReFuelEU não pode classificar esses biocombustíveis baseados em culturas como “verdes”. Isso se deve à falta de atendimento aos critérios de sustentabilidade.
Além de estabelecer mandatos SAF, a iniciativa ReFuelEU também criou um novo programa de rotulagem de voos, conforme relatou a revista Biodiesel.
Rótulo da UE para o desempenho ambiental de voos chega em 2025
A partir de 2025, haverá, afinal, um rótulo da UE para o desempenho dos voos. As companhias aéreas poderão comercializar seus voos com um rótulo indicando a pegada de carbono/passageiro e a eficiência de CO2/km esperados.
O programa de rotulagem, afinal, ajudaria os passageiros a comparar o desempenho ambiental de voos operados por diferentes empresas na mesma rota, segundo o relatório. O desenvolvimento da iniciativa está em andamento, aliás, há mais de um ano. Os membros do Parlamento Europeu (MEPs) adotaram o projeto de regras, anteriormente, para o ReFuelEU em julho de 2022.
Em abril, o Parlamento Europeu chegou a um acordo político, assim, sobre a proposta ReFuelEU. Em 13 de setembro, os deputados do Parlamento Europeu (MEPs) aprovaram os regulamentos, atualmente.
Após a adoção formal pelo Conselho da UE, os novos regulamentos entrariam em vigor no vigésimo dia após a publicação no jornal oficial. Isso ocorreria, entretanto, em 1º de janeiro de 2024.
A partir de 1º de janeiro de 2025, aplicaremos, ainda assim, alguns elementos dos novos regulamentos, incluindo a exigência de rotulagem.
Fonte: Oils & Fats International